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Serviço 156 de atendimento à população de Porto Alegre recebe quase 13 mil ligações em uma semana

Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas e verificação de falta no fornecimento de água. (Foto: Luciano Lanes/Arquivo PMPA)

Na semana entre 2 a 8 de dezembro, o atendimento 156 da prefeitura de Porto Alegre recebeu 12.732 ligações. A maior parte (39,24 %) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, verificação de falta no fornecimento e verificação de hidrômetro.

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), obstrução de vias, sinalização de trânsito e apresentação de condutor infrator representaram demandas significativas (21,76%). A população questionou também sobre atendimento hospitalar, locais e horários de vacinação, formas de acesso, informações gerais e informações de alvarás em geral, sobre 13,72% dos pedidos.

Os contatos pediram informações também sobre IPTU/TCL, guia de pagamento (solicitação das guias por e-mail), nota fiscal eletrônica e atualização de cadastro e débito tributário (16,29%). Coletas em geral, descarte irregular (denúncia e recolhimento), coletas de caliça, capina e roçada e varrição em vias públicas representaram 8,99% dos contatos.

Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, falta de água e descarte irregular de lixo.

WhatsApp

Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município (OGM) também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 2 e 8 de dezembro, a Ouvidoria recebeu 150 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a serviços urbanos, saneamento, saúde e educação.

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