Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de junho de 2016
A Justiça acatou na tarde desta quinta-feira (16) pedido da prefeitura de Porto Alegre para liberação da Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro. Manifestantes do Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) bloqueiam o local desde quarta-feira (15), prejudicando os serviços de coleta de resíduos. Ao todo, 19 bairros têm a coleta domiciliar afetada.
Os caminhões da coleta automatizada já estão todos lotados e, com outros caminhões, formam uma longa fila na Estrada Afonso Loureiro Mariante. As ações do projeto Bota-Fora, nas comunidades Esmeralda e Cristal, foram interrompidas, pois não há como descarregar os caminhões. O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) também teve de fechar para a população as sete Unidades de Destino Certo (Ecopontos) em função do mesmo problema.
A Estação de Transbordo é o local onde os caminhões da coleta domiciliar, automatizada e de resíduos públicos (provenientes dos serviços de capina, varrição, focos de lixo) descarregam todo o resíduo de Porto Alegre. Ali, o resíduo é pesado e transferido para carretas com capacidade de até 53m³, que seguem para o aterro sanitário em Minas do Leão.
A Estação de Transbordo serve para reduzir os custos de transporte dos resíduos até o aterro sanitário, devido à maior capacidade volumétrica das carretas. Ela está localizada no bairro Lomba do Pinheiro (Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4.401), em uma área de 18 hectares.
O diretor-geral do DMLU, Gustavo Fontana, informa que “a orientação é que a população não coloque resíduos orgânicos e rejeitos na rua até que a situação no transbordo seja normalizada”. A coleta seletiva segue normalizada, pois os caminhões encaminham-se diretamente para as Unidades de Triagem.
Bairros afetados pela coleta domiciliar: Anchieta, Arquipélago (Ilhas), Assunção, Belém Novo, Belém Velho, Campo Novo, Cavalhada, Chácara da Fumaça, Farrapos, Humaitá, Lami, Leopoldina, Morro Santana, Passo das Pedras, Ponta Grossa, Safira, Sarandi, Serraria, Guarujá.