Sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Justiça determina liberação de caminhões de coleta de lixo em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Municipiários impedem acesso à estação desde as 22h dessa quarta-feira. (Foto: Betina Carcuchinski/PMPA)

A Justiça acatou na tarde desta quinta-feira (16) pedido da prefeitura de Porto Alegre para liberação da Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.  Manifestantes do Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) bloqueiam  o local desde quarta-feira (15), prejudicando os serviços de coleta de resíduos. Ao todo, 19 bairros têm a coleta domiciliar afetada.

Os caminhões da coleta automatizada já estão todos lotados e, com outros caminhões, formam uma longa fila na Estrada Afonso Loureiro Mariante. As ações do projeto Bota-Fora, nas comunidades Esmeralda e Cristal, foram interrompidas, pois não há como descarregar os caminhões. O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) também teve de fechar para a população as sete Unidades de Destino Certo (Ecopontos) em função do mesmo problema.

A Estação de Transbordo é o local onde os caminhões da coleta domiciliar, automatizada e de resíduos públicos (provenientes dos serviços de capina, varrição, focos de lixo) descarregam todo o resíduo de Porto Alegre. Ali, o resíduo é pesado e transferido para carretas com capacidade de até 53m³, que seguem para o aterro sanitário em Minas do Leão.

A Estação de Transbordo serve para reduzir os custos de transporte dos resíduos até o aterro sanitário, devido à maior capacidade volumétrica das carretas. Ela está localizada no bairro Lomba do Pinheiro (Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4.401), em uma área de 18 hectares.

Caminhões não podem descarregar no transbordo, na Lomba do Pinheiro. (Foto: Betina Carcuchinski/PMPA)

Caminhões não podem descarregar no transbordo, na Lomba do Pinheiro. (Foto: Betina Carcuchinski/PMPA)

O diretor-geral do DMLU, Gustavo Fontana, informa que “a orientação é que a população não coloque resíduos orgânicos e rejeitos na rua até que a situação no transbordo seja normalizada”. A coleta seletiva segue normalizada, pois os caminhões encaminham-se diretamente para as Unidades de Triagem.

Bairros afetados pela coleta domiciliar: Anchieta, Arquipélago (Ilhas), Assunção, Belém Novo, Belém Velho, Campo Novo, Cavalhada, Chácara da Fumaça, Farrapos, Humaitá, Lami, Leopoldina, Morro Santana, Passo das Pedras, Ponta Grossa, Safira, Sarandi, Serraria, Guarujá.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

SENGE-RS: termina daqui a pouco o Seminário Agricultura, Desenvolvimento e Combate à Crise, com cerca de 1.300 participantes
Seminário promovido pelo Senge apresenta palestras sobre Inovação e Sustentabilidade
https://www.osul.com.br/servicos-de-coleta-do-dmlu-sao-afetados-por-greve-dos-municiparios-em-porto-alegre/ Justiça determina liberação de caminhões de coleta de lixo em Porto Alegre 2016-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar