Horas depois de o governador José Ivo Sartori anunciar um pacote com alterações profundas na estrutura administrativa do Estado, sindicatos e federações que representam os servidores estaduais preparam uma ofensiva contra as medidas que preveem a demissão de pelo menos 1,1 mil trabalhadores.
As medidas propostas pelo Palácio Piratini preveem a extinção de nove fundações:
CIENTEC – Fundação de Ciência e Tecnologia
FCP – TVE – Fundação Cultural Piratini
FDRH – Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos
FEE – Fundação de Economia e Estatística
FEPAGRO – Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
FEPPS – Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde
FIGTF – Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
FZB – Fundação de Zoobotânica
METROPLAN – Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional
E a fusão de outras três secretarias:
Secretaria Geral de Governo + Secretaria de Planejamento = SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO
Secretaria da Justiça e Direitos Humanos + Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social = SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E JUSTIÇA
Secretaria do Turismo, Esporte Lazer + Secretaria da Cultura = SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE
Para conter a onda de demissões, a Fessergs (Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do RS) já convocou reunião extraordinária para esta terça-feira (22), às 10h30, na qual discutirá ponto por ponto estes projetos e definirá sua linha de atuação, visando barrar estas medidas.
Antes do anuncio do governador, pela manhã o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (MUS) o qual reúne mais de 40 entidades, entre elas o Cpers, reuniu-se na sede do Sindicato. Na reunião foram discutidas estratégias para barrar o novo pacote, enviado nesta segunda à Assembleia Legislativa.
Uma das definições retirada da reunião foi que, nesta terça (22), representantes de cada entidade que compõe o MUS estarão em vigília na Praça da Matriz. Cada Sindicato estudará os Projetos de Lei inseridos no pacote, e na próxima quinta-feira (24) o MUS volta a se reunir para definir as novas mobilizações de enfrentamento ao governo Sartori, às 9h, na sede do Cpers (Alberto Bins, 480).
As bancadas de oposição ao governo Sartori (PT, PCdoB, PSOL) vão realizar uma reunião pública junto com servidores estaduais e suas representações para dialogar sobre as medidas anunciadas pelo Palácio Piratini nesta segunda-feira (21). A atividade ocorre nesta terça-feira (22), a partir das 13h na Praça da Matriz.