Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de abril de 2023
Mais longevo em atividade no País, o Clube de Cinema de Porto Alegre completa 75 anos nesta quinta-feira (13). A data será comemorada a partir das 19h com um coquetel seguido de sessão especial em uma das salas de exibição da Casa de Cultura Mario Quintana (Centro Histórico). O filme escolhido é “O Samurai” (1967), longa-metragem francês dirigido por Jean-Pierre Melville e estrelado por Alain Delon. A entrada é franca.
A associação foi fundada em 1949 pelo crítico Paulo Fontoura Gastal, reunindo cinéfilos, jornalistas e intelectuais para apreciar e discutir produções da chamada “sétima arte” e outros trabalhos audiovisuais.
Atualmente, os encontros são semanais, aos sábados pela manhã, em espaços de instituições associadas: Capitólio, Cinemateca Paulo Amorim, CineBancários, Cine Farol Santander, Espaço de Cinema Bourbon Country e Sala Redenção da UFRGS.
Eventualmente também são realizadas exibições em noites de terça-feira e manhãs de domingo. “Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, composta por voluntários que se dedicam para manter viva a paixão pelo cinema”, ressalta a direção do Clube, que cobra uma anuidade para bancar despesas. Mais informações nas redes sociais.
Filme em destaque
De acordo com o Clube, a escolha do longa-metragem francês para a celebração de aniversário privilegiou um clássico de Melville (1917-1973). Trata-se da história de um assassino profissional solitário e metódico que se vê enredado em uma complexa trama de conspirações.
“Alain Delon, que interpreta o protagonista, entrega uma performance brilhante e icônica, tornando a exibição da obra também uma homenagem a esse grande ator”, acrescenta.
(Marcello Campos)