Sete escolas do Grupo Especial abrem os desfiles do carnaval 2019 de São Paulo nesta sexta-feira (1º). A primeira noite do carnaval paulista. Os portões serão abertos no sambódromo do Anhembi às 18h e os desfiles começam às 23h15min.
Entre os enredos estão homenagens ao Quênia, com uma pitada de “Rei Leão” (Colorado do Brás); ao cinema, com um toque de “Star Wars” (Império de Casa Verde); sobre uma lenda africana (Mancha Verde), a liberdade (Tucuruvi), ao guerreiros (Tatuapé) e ao sambista Arlindo Cruz (X-9 Paulistana).
As escolas que desfilam esta noite são: Colorado do Brás, Império de Casa Verde, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Acadêmicos do Tatuapé, X-9 Paulistana e Tom Maior.
Série A do Rio de Janeiro
Quando a sirene tocar e os portões da pista do Sambódromo se abrirem, às 22h30min desta sexta-feira, será dado o primeiro passo para os desfiles das escolas de samba da Série A do carnaval do Rio em 2019. Passarão pela Sapucaí 13 agremiações, sendo 7 na sexta-feira e 6 no sábado (02).
Cada escola poderá ter de duas a quatro alegorias e terá tempo mínimo de 45 minutos para se apresentar – o máximo é de 55 minutos. A campeã da Série A desfila no Grupo Especial em 2020. A última colocada será rebaixada para a Série B. E a campeã da Série B sobe em 2020 para a Série A. O grupo especial do Rio desfila no domingo (03) e segunda-feira (04).