O volume do setor de serviços recuou 7,6% em outubro de 2016, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa a maior queda, nessa base de comparação anual, desde o início da série histórica do indicador, em janeiro de 2012.
Já na comparação mensal, de setembro para outubro, a retração foi menor, de 2,4%. Em setembro, havia 0,3% e, em agosto, de 1,6%. No ano, o setor de serviços acumula queda de 5,0% e nos últimos 12 meses, de 5,1%.
Na comparação mensal, tiveram resultados negativos transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-7,0%); serviços de informação e comunicação (-3,1%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%) e outros Serviços (-0,5%). O agregado especial das atividades turísticas recuou 1,3%. Apenas os serviços prestados às famílias cresceram 0,1%.
Frente ao ano passado, o comportamento dos setores foi parecido. Transportes, por exemplo, caíram 13,5%; seguido por serviços prestados às famílias, -6,8% e serviços profissionais, administrativos e complementares, -5,7%.
Receita nominal