Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 14 de janeiro de 2023
Pela primeira vez após o lançamento de seu mais novo single, que foi interpretado como uma indireta ao seu ex-marido, o jogador espanhol Gerard Piqué, Shakira se manifestou por meio de suas redes sociais. Em dois stories em sua conta no Instagram, a cantora compartilhou um artigo do periódico colombiano El Heraldo que aponta que ela “ensina outras mulheres sobre como se fortalecer depois de ser desprezada e exibe publicamente seu coração partido em mil pedaços com extraordinária dignidade”.
“A proclamação autobiográfica de Shakira é desconfortável. É o que os artistas fazem, e ela é. Não se esqueça. Piqué mexeu com o lobo que agora uiva contra ele. Esta diva implacável quebra o molde sobre os silêncios convenientes em torno das separações de casais famosos e ricos”, diz um trecho da publicação compartilhada por Shakira, citando nominalmente seu ex.
O story publicado pela cantora ainda afirma que “dias de farisaísmo em que a roupa suja era lavada em casa já se foram”, assim como o “puritanismo barato” e a “submissão ao machismo de uma sociedade que anula as mulheres”.
“Nada mais épico do que se vingar com fúria talentosa depois de amar sem limites e ser traído. Fim da história. Por que as sutilezas quando há motivos de sobra para se libertar do espartilho opressor da lamentável mulher desprezada. Shakira apontou um caminho que é difícil para muitas de suas seguidoras refazer”, diz o post.
Último lançamento de Shakira, batizado de “Shakira Bzrp Music Sessions vol. 53”, parceria da cantora colombiana com o rapper Bizarrap, teve a melhor estreia para uma canção latina na História do YouTube. Lançada na quarta (11), a música já teve 50 milhões de visualizações em 24 horas.
Na imprensa espanhola, o novo lançamento foi definido como um “poderoso manifesto feminista” e um “fenômeno social sem precedentes”, combinando “resiliência admirável” com a “traição de seu ente mais querido”.
Provocação
Em “Shakira Bzrp Music Sessions vol. 53”, a colombiana detona o ex-marido, o jogador de futebol Gerard Piqué, dizendo: “Eu valho duas de 22 [anos]. Você trocou uma Ferrari por um Twingo”. A nova namorada de Piqué, Clara Chia Marti, tem 23 anos, enquanto a cantora tem 45 anos.
Shakira ainda diz, em outro trecho da canção: “Ela tem o nome de uma boa pessoa. Claramente, não é o que soa”.
Shakira e Piqué ficaram juntos por 11 anos e tiveram dois filhos. O divórcio aconteceu em junho de 2022, depois que a colombiana descobriu que era traída, e que Clara frequentava a casa do casal enquanto Shakira e Piqué ainda eram casados.
Leia abaixo os trechos do artigo que foram compartilhados por Shakira:
“Não importa se é Shakira, uma artista de renome mundial, ou a filha anônima de um vizinho. Estão enganados aqueles que reivindicam o direito de atuar como membros de uma polícia de bons costumes ou maneiras elegantes de dizer às mulheres entusiasmadas como expressar sua tristeza ou raiva de acordo com as normas convencionais. Eles devem descobrir de uma vez por todas que os dias de farisaísmo em que a roupa suja era lavada em casa já se foram. Para aquele que cai o desafio que é o melhor possível. Nem puritanismo barato, nem submissão ao machismo de uma sociedade que anula as mulheres.
A proclamação autobiográfica de Shakira é desconfortável. É o que os artistas fazem e ela é. Não se esqueça. Piqué mexeu com o lobo que agora uiva contra ele. Esta diva implacável quebra o molde sobre os silêncios convenientes em torno das separações de casais famosos e ricos, ensina outras mulheres sobre como se fortalecer depois de ser desprezada e exibe publicamente seu coração partido em mil pedaços com extraordinária dignidade. Nada mais épico do que se vingar com fúria talentosa depois de amar sem limites e ser traído. Fim da história. Por que as sutilezas quando há motivos de sobra para se libertar do espartilho opressor da lamentável mulher desprezada. Shakira apontou um caminho que é difícil para muitos de seus seguidores refazer.”