Ícone do site Jornal O Sul

Show da Madonna: tudo o que você precisa saber sobre a apresentação da “Rainha do Pop” no Rio

Madonna se apresenta na Praia de Copacabana neste sábado (4), a partir das 21h45. (Foto: Reprodução)

Madonna vai arrastar multidões para o Rio de Janeiro no dia 4 de maio, sábado, isto já ficou mais do que claro. Mas Copacabana, acostumada com o tamanho do Réveillon que sedia todo ano, não se intimida pela legião de fãs da rainha do pop que lotarão a praia neste sábado (4). Independentemente se vai sujar os pés de areia ou assistir ao gigantesco show da diva do conforto do sofá, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a apresentação gratuita de Madonna.

No Brasil desde 29 de abril, Madonna já foi muito celebrada pelos fãs, mas manteve-se discreta durante a estadia no Copacabana Palace. Flagrada somente olhando pela janela do hotel, a cantora demorou até para publicar nas redes sociais sobre a passagem pelo Brasil. No último dia 1º, ela postou nos stories do Instagram memes brasileiros relacionados a ela.

O show começa por volta das 21h45, terá duas horas de duração e poderá ser visto na TV e internet por transmissão ao vivo. Antes, às 19h, DJs aquecem o público e, às 20h, é a vez do norte-americano Diplo pilotar a festa até a chegada de Madonna.

O único nome confirmado para dividir o palco de Madonna é o do DJ americano Diplo. Ele abre o show da diva e toca antes de ela subir ao palco. O DJ prepara um setlist especial para as areias de Copacabana, com curadoria de músicas brasileiras.

Já para o after, festa que deve começar assim que terminar o show da rainha, foi escalado o brasileiro Pedro Sampaio. O próprio cantor anunciou a participação pelo Instagram. O evento também é gratuito e ocorre no Palco Leme, em frente ao palco principal.

Rumores, porém, dão conta de vários nomes de brasileiros que podem fazer participações especiais com a rainha do pop: Anitta, Pabllo Vittar, Ludmilla, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Luciano Huck, Angélica e até Xuxa tiveram os nomes ventilados por fãs como possibilidades.

Palco

A estrutura montada para a apresentação é proporcional ao tamanho que o evento quer ter. O gigantismo começa no traslado do equipamento de 270 toneladas. O material precisou ser divido em três aviões de carga, segundo a TV Globo.

A área ocupada pelo palco da Celebration Tour também é superlativa, com a estrutura chegando a 821m² – o dobro daquele da turnê mundial. De acordo com o sócio da BonusTrack, Luiz Oscar Niemeyer, Madonna tem feito shows em arenas para cerca de 20 mil pessoas, enquanto a apresentação no Rio é projetada para um público de 1 milhão.

A boca de cena deste palco, de um lado a outro, tem 24 metros (geralmente, os grandes palcos possuem 20 metros de um lado a outro) e pé direito de 18 metros. Três passarelas ligadas ao palco permitirão que a diva se movimente pelo público. Há ainda um elevador.

A produção separou 45 baús com roupas para trocas de figurino entre a rainha do pop e os dançarinos. E outra passarela foi construída para conectar o palco ao Copacabana Palace, onde Madonna e a equipe de 200 pessoas ocupam 90 quartos e montaram três academias.

Repertório

Espera-se que o show no Rio siga os mesmos moldes que outros da Celebration Tour, com cerca de 30 músicas, divididas em atos.

Para começar, abre o primeiro ato a mestre de cerimônia Bob the Drag Queen. Madonna, então, entra com Nothing Really Matters. Depois, segue com canções do início da carreira, como Everybody, Into the Groove, Burning Up, Holiday e Open Your Heart. A artista então faz uma homenagem a vítimas da Aids, com fotos de anônimos e figuras famosas, ao som de Live to Tell. Na sequência, canta Like a Prayer.

Por fim, o momento dedicado às faixas que marcaram a trajetória da rainha do pop nos anos 1990, que deve contar com Erotica, Justify My Love, Hung Up (esta dos anos 2000), Bad Girl, Vogue, Human Nature e Crazy for You.

Dentre as trocas de figurinos, uma delas marca a execução de Die Another Day, que precede Don’t Tell Me, Mother and Father, I Will Survive (de Gloria Gaynor, que Madonna toca no violão), La Isla Bonita, Don’t Cry for Me Argentina e I Don’t Search I Find. Já no caminho para o fim do espetáculo, é a vez de Ray of Light e Rain. Há ainda um mashup de Like a Virgin e Billie Jean (de Michael Jackson).

Para encerrar o espetáculo, Madonna reúne todos os bailarinos, caracterizados como diferentes versões dela, e fecha com Bitch I’m Madonna e Celebration.

Toda a produção teria o custo de cerca de R$ 60 milhões, sendo que só o cachê de Madonna tomaria 80% do valor – ou R$ 48 milhões. A informação é do jornal O Globo.

A TV Globo vai transmitir o megashow Madonna após a novela Renascer. No Globoplay a exibição terá sinal aberto para não-assinantes e o Multishow também tem o evento na grade. Na apresentação, estarão Marcos Mion e Kenya Sade.

Segurança

De acordo com a secretaria estadual de Polícia Militar do Rio, o aparato de segurança para o megashow de Madonna vai contar com 3.200 policiais militares mobilizados para atuar em Copacabana, usando 64 viaturas ou ocupando as 65 torres de observação, instaladas por causa da apresentação da cantora. Outros 1.500 policiais civis estarão nas delegacias do entorno, que vão funcionar em esquema especial – com reforço do efetivo das 17h de sábado até as 5h do domingo (5).

Nos arredores haverá grades para controle de acesso, 18 pontos de bloqueio e revista com reconhecimento facial e PMs com 150 detectores de metal. Quatro drones, também com reconhecimento facial, serão operados de um centro móvel de Comando e Controle montado a dois quarteirões do palco.

A PM também terá tendas de apoio levantadas e reforço no patrulhamento.

O Corpo de Bombeiros, equipes de resgate, guarda-vidas, combatentes, médicos e enfermeiros também receberão reforços e ficarão de prontidão para atuar em ocorrências como afogamentos, incêndios e atendimentos pré-hospitalares.

Sair da versão mobile