Ícone do site Jornal O Sul

Show on-line com a cantora gaúcha Glau Barros celebra os 107 anos do nascimento de Lupicínio Rodrigues

Com três décadas de carreira, artista porto-alegrense é uma das mais belas vozes em atividade no Estado. (Foto: Alisson Batista/Divulgação)

Nesta quinta-feira (16), um show on-line da cantora e atriz Glau Barros celebra o 107º aniversário de nascimento de Lupicínio Rodrigues (1914-1974), mais importante compositor popular nascido no Rio Grande do Sul. A apresentação começa às 20h nas redes sociais do Café Fon Fon, de Porto Alegre.

Acompanhada pelo violonista Edu Moreira, a premiada sambista gaúcha apresentará releituras de alguns dos principais sucessos de Lupi. A lista inclui “Felicidade”,  “Cadeira Vazia” e “Nervos de aço”, dentre outras.

Trajetória

Considerada uma das mais importantes intérpretes da atual geração, Glau Barros desenvolve uma intensa profissional desde 1990, apresentando-se em alguns nos palcos gaúchos e de outros Estados. Desde então, lançou um disco – “Brasil Quilombo” (2019), com direito a espetáculo no Theatro São Pedro, sob direção musical de Gelson Oliveira, arranjos e produção de Marco Farias.

Nesse trabalho, interpreta sambas de conterrâneos, bem como versões personalíssimas para canções já consagradas da música popular brasileira. O álbum conquistou o Prêmio Açorianos de 2020 nas categorias Revelação e DVD do Ano, além de duas indicações (Melhor Intérprete de MPB e Melhor Espetáculo).

Projetos

Dentre suas realizações mais recentes se destacam dois projetos. O primeiro é “50 Sons da Glau” (2020), websérie veiculada em seu canal no site de vídeos Youtube.com e que destaca canções e relatos de sua vida e carreira. Já o outro e é “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba Sul” (2021), pesquisa que se propõe identificar e localizar a presença da mulher como compositora de samba no Rio Grande do Sul.

(Marcello Campos)

 

Sair da versão mobile