O apresentador e empresário Silvio Santos completou 93 anos nessa terça-feira (12). E o comunicador tem motivos de sobra para comemorar. Segundo dados da revista Forbes, Silvio segue como um dos homens mais ricos do país, com uma fortuna acumulada de R$ 1,6 bilhão, o que faz dele o terceiro bilionário mais velho do Brasil.
O comunicador só fica atrás de: Daniel Miguel Klabin, de 94 anos, com patrimônio de 1,8 bilhão cuja origem está relacionada à Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do país; e João Jacob Vontobel, de 94 anos, com patrimônio de R$ 2,8 bilhões por causa da Vonpar, empresa que atua nos segmentos de bebidas e de alimentos.
Nascido no bairro da Lapa, no Rio, em 1930, Silvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel, que antes da fama trabalhou como ambulante nas ruas da cidade.
Silvio iniciou sua trajetória artística nos anos 1950 participando de programas de calouros. Nos 1960, estreou como apresentador com “Vamos brincar de forca”, na TV Paulista, que anos mais tarde se transformaria em “Programa Silvio Santos”. Quando a emissora foi incorporada à TV Globo, Silvio seguiu com seu programa até meados dos anos 1970, quando migrou para a Rede Tupi.
Com o fechamento da Tupi, Silvio começou buscar licença para operar sua própria emissora no início dos anos 1980. Nascia assim um embrião do SBT, hoje grande ativo do patrimônio do comunicador. Ao longo dos anos, Silvio atuou em diversas áreas que o ajudaram a acumular patrimônio. O Grupo Silvio Santos reúne mais de 30 empresas, algumas conhecidas como Hotel Jequitimar e Jequiti Cosméticos. As informações são do jornal O Globo.