Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2015
O CRMV-RS (Conselho Regional de Medicina Veterinária) promove, durante a Fenasul 2015, o V Simpósio do Leite: Qualidade e Mercado. O evento pretende atualizar produtores e técnicos sobre o que há de mais novo nestas duas áreas da produção.
O presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, afirma que “o produtor já conhece bem seu trabalho. Precisa aprimorar aspectos de qualidade e saber onde buscar o melhor mercado, profissionalizando a produção e remunerando melhor a atividade.”
O papel do médico veterinário na produção de leite é fundamental para garantir o sucesso da atividade. Por isso, durante a Fenasul, o CRMV-RS realiza o lançamento do Guia Básico de Legislação e Responsabilidade Técnica para Atuação do Médico Veterinário nos Estabelecimentos Produtores e Industrializadores de Leite e Derivados.
A publicação conceitua atividades e atribuições e torna mais claras as normas, resoluções, decretos e leis que regulamentam o setor. Produzido para servir como fonte permanente de consulta para médicos veterinários, o Guia de RT da Produção Leiteira também pode ajudar os produtores e industriais a entenderem melhor a atividade destes profissionais na garantia de qualidade e inocuidade dos alimentos.
Outro objetivo, conforme Rodrigo Lorenzoni, é ajudar a “demonstrar de que forma o médico veterinário pode colaborar para melhorar a qualidade e o volume nas ordenhas, proporcionando mais renda e padrão na produção.”
Para o CRMV-RS, ter um responsável técnico na propriedade é fundamental para garantir uma produção sustentável e com segurança ao consumidor. É papel do Conselho fiscalizar a atuação destes profissionais e responsabilizá-los em caso de ocorrência de irregularidades.
O guia faz parte de uma série de manuais que estão sendo elaborados pelo CRMV-RS para qualificar os médicos veterinários atuantes em diversos segmentos. Já estão disponíveis para download no site do CRMV-RS (www.crmvrs.gov.br) os guias de responsabilidade técnica para mercado pet, aves, animais selvagens e equinos.