Alunos do quinto ano da educação básica de uma escola nos Estados Unidos participaram de uma aula de história sobre a escravidão que revoltou os pais. Após um professor substituto de história pedir que os estudantes fizessem um trabalho sobre o tema, um dos grupos decidiu filmar uma simulação da “venda” de escravos, utilizando seus colegas de classe negros como mercadoria.
A simulação ocorreu no começo do mês na escola Jefferson Elementary School, em Maplewood. De acordo com a rede de televisão CBS, a diretoria da escola afirmou que o professor permitiu que os alunos usassem a criatividade para descrever o período da escravidão.
Em uma carta enviada aos pais, o diretor disse que a simulação do leilão de escravos foi realizada enquanto o professor titular da disciplina estava de licença para uma cirurgia. De acordo com a diretoria, a decisão de encenar o ato partiu exclusivamente dos estudantes. Ao rever o vídeo, educadores disseram que o tema foi tratado com superficialidade pelos estudantes, o que aponta que a escola terá necessidade de preencher a lacuna na aprendizagem do tema para que todos compreendam a barbárie do período da escravidão.
A atividade foi discutida em um conselho de educação. A coordenação do distrito educacional pretende promover um evento que vai reunir pais e estudantes para debater o tema. Além disso, uma assistente social vai acompanhar os alunos. (AG)