Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de abril de 2024
Os temas mais solicitados na área foram vazamentos, falta de água, problema com esgoto, revisão de conta e segunda via de conta
Foto: PMPA/DivulgaçãoA SMTC (Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria) divulgou o balanço das principais demandas dos cidadãos de Porto Alegre via 156 na semana de 15 a 21 de abril. O atendimento recebeu 12.995 mil ligações, sendo a maior parte relativas ao Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), com cerca de (52%). Os temas mais solicitados na área foram vazamentos, falta de água, problema com esgoto, revisão de conta e segunda via de conta.
Em relação à Secretaria Municipal da Fazenda, os temas mais solicitados foram IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e cadastro de débito em conta e certidões (16%).
Já na EPTC (Empresa Pública e Transporte e Circulação), com 12% dos contatos, horários e itinerários de ônibus, ocorrência, acidentes de trânsito, elogios e reclamações de transporte se destacaram entre os pedidos.
No DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), com 11%, coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e em área particular foram as principais demandas. Na Vigilância Sanitária, informações, fiscalização e denúncia de foco de mosquito da dengue com 9%.
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, destacam-se revisão de leitura e consumo, serviços de água, serviços pluvial, serviços de esgoto cloacal e descarte irregular.
Ouvidoria
A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 15 e 21 de abril, a Ouvidoria recebeu 255 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.