Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de dezembro de 2024
Os melhores filmes de Natal de todos os tempos são ótimas opções para já entrar no clima da celebração. Para comemorar o momento festivo do ano, muitos longas que abordam a data são lançados nessa época e trazem histórias atrativas relacionadas às festividades. É o caso de títulos como Klaus (2019), Milagre na Rua 34 (1947) e A Felicidade Não Se Compra (1946).
Pensando nisso e tendo como base a lista produzida pelo Rotten Tomatoes, o site TechTudo reuniu as melhores produções natalinas da história.
— Confira a lista em ordem decrescente, a seguir:
* 10º – A Felicidade Não se Compra (1946)
Outro clássico natalino, A Felicidade Não se Compra gira em torno de George Bailey, um homem que deseja nunca ter nascido depois de alguns acontecimentos negativos. Após tentar se suicidar na véspera de Natal, o protagonista é salvo graças à intervenção do seu anjo da guarda, Clarence Odbody. Em seguida, o anjo mostra uma linha do tempo distinta para o rapaz, ilustrando seu impacto na vida de várias pessoas e como elas não foram salvas simplesmente por sua inexistência nessa realidade.
* 9º – Carol (2015)
Com direção de Todd Haynes (Não Estou Lá), o filme é centrado em Carol Aird, uma mulher elegante que está se divorciando do empresário Harge Aird, com o casamento sendo mantido por aparências diante da sociedade dos anos 50. Dias antes do Natal, a protagonista conhece Therese, uma jovem solitária que deseja ser fotógrafa e encara questionamentos sobre a vida. As duas rapidamente se apaixonam uma pela outra, mas a relação vai trazer algumas consequências bastante sérias.
* 8º – Duro de Matar (1988)
O enredo se passa durante as festas de Natal e acompanha o policial John McClane, que sai de Nova York e visita um edifício da empresa Nakatomi Trading, em Los Angeles, onde sua esposa trabalha. Entretanto, a festa natalina no local é invadida por um grupo de terroristas e os convidados se tornam reféns dos criminosos. O único que escapa do ataque é McClane, que resolve combater o grupo por conta própria.
* 7º – Adoráveis Mulheres (2019)
Depois do título lançado em 1994, a história ganhou outra versão nos cinemas, dessa vez dirigida pela cineasta Greta Gerwig (Barbie). Apesar de trazer diferenças em relação à estrutura narrativa menos linear e ao tempo de tela de alguns personagens, a essência da trama é a mesma: nos EUA do século 19, Jo March e suas irmãs mostram suas personalidades e tentam se manter unidas, enquanto buscam amadurecer para as decisões da vida.
* 6º – O Estranho Mundo de Jack (1993)
A animação musical conta a história de Jack Esqueleto, o Rei das Abóboras, que vive no universo fantasioso Cidade de Halloween e está cansado das festividades do local. Ao encontrar a Cidade do Natal, o personagem fica obcecado com os hábitos e as emoções envolvidas na data. Assim, ele arma um plano para raptar o Papai Noel e tenta produzir um Natal da sua própria visão, o que gera um tremendo caos.
* 5º – Klaus (2019)
A animação segue o personagem Jesper, que está aprendendo a ser um carteiro da família. O jovem está em Smeerensburg, uma cidade do polar ártico com diversos conflitos entre famílias da região, e para deixar o local, o garoto terá de bater uma meta de cartas encaminhadas.
* 4º – Tangerina (2015)
Tangerina é centrado em Sin-Dee, uma mulher transexual que sai da prisão, após ficar quase um mês confinada. Na véspera do Natal, ela se encontra com sua amiga Alexandra e descobre que seu namorado cafetão a traiu com uma mulher cisgênero. Furiosa com a revelação, a personagem se junta com Alexandra para ir atrás de vingança.
* 3º – Milagre na Rua 34 (1947)
Kris Kringle é um idoso com longas barbas brancas que caminha pelas ruas de Nova York e que se torna o Papai Noel da loja Macy’s na Rua 34. O trabalho se torna um grande sucesso entre os consumidores e ele logo é promovido para a franquia principal do centro. No entanto, Kris tem a tendência de afirmar que é o verdadeiro bom velhinho e essa prática entra em contraste com a garotinha Susan, criada para acreditar que contos de fada não existem.
* 2º – A Loja da Esquina (1940)
A Loja da Esquina se passa em Budapeste, na Hungria, onde Alfred Kralik e Klara Novak são funcionários de uma loja de artigos gerais e costumam entrar em conflito diariamente no trabalho. Ambos estão trocando cartas com uma pessoa e utilizam nomes falsos nessa comunicação. À medida que o Natal se aproxima, eles desejam se encontrar pessoalmente com os seus respectivos correspondentes. O que Alfred e Klara não sabem é que estão escrevendo cartas um para o outro.
* 1º – Agora Seremos Felizes (1944)
O longa é ambientado em St.Louis, Missouri, às vésperas da Feira Universal de 1904. Por lá, vivem os Smiths, em que as filhas Rose, Esther, Agnes e Tootie são destacadas e aprendem sobre a vida e o amor. Após saberem que vão se mudar para Nova York, devido à transferência do pai no trabalho, Esther e Rose falam com entusiasmo sobre o grande baile de Natal, já que será o último evento da família antes da mudança para outra cidade.