Turistas que chegam ao Colorado (EUA) descobrem os limites das leis estaduais sobre a maconha. Em abril, mais de cem multas foram apresentadas, algumas das quais por fumo de maconha em público.
Também há histórias de adeptos da maconha expulsos de hotéis por funcionários que conhecem muito bem a técnica de fumar com o vão da porta bloqueado por uma toalha. Isso porque, embora a posse e uso da maconha sejam legais no Colorado, seu consumo público não é. O que representa um dilema para os turistas que vão ao Estado americano para comprar maconha mas não têm onde fumá-la.
É aí que entra o Bud and Breakfast, para todos os propósitos “um Airbnb para os turistas do baseado” (bud, ou broto, em inglês, é uma gíria para maconha). “Muita gente gostaria de vir ao Colorado, ir aos locais licenciados de venda, comprar a erva e fumá-la na rua”, diz Sean Roby, fundador e presidente-executivo do budandbreakfast.com. “Isso é ilegal. Queremos fornecer acomodações seguras e legais para que as pessoas contem com uma alternativa”.
O site, lançado em 1 de abril, tem aparência e navegação parecidas com a do Airbnb, mas segue uma estética muito mais “verde”. Viajantes buscam acomodações que aceitem o consumo de maconha, inserindo seus locais e datas de férias. Os proprietários de casas em países e Estados nos quais o uso recreativo e medicinal da maconha está liberado lhes oferecem acomodações nas quais possam se hospedar legalmente. Os anúncios também mencionam os pontos legais de venda de maconha mais próximos e divulgam eventos relacionados à cannabis na área.
Entre as acomodações oferecidas estão uma cobertura em Boulder (Colorado); uma casa de férias em Hope, no Alasca (EUA); e uma suíte em Montevidéu, no Uruguai.
Os anúncios também especificam onde é legal fumar maconha – dentro de casa, na rua, ou só em lugares específicos para isso, por exemplo – e os acessórios disponíveis. Alguns locais oferecem até a experiência do “acordar chapando”, propiciando aos hóspedes aquilo que o trocadilho do nome do site promete.
Roby diz que o budandbreakfast.com não foi concebido para derrotar o Airbnb, ou mesmo competir com ele. “O Airbnb é uma grande empresa. Listam todo tipo de acomodação, de castelos a barracas.” “Também queremos oferecer acomodações que vão de castelos a barracas, mas elas estarão especificamente relacionadas à maconha”, projeta. (Folhapress)