Ícone do site Jornal O Sul

Ataque hacker derruba sites do governo gaúcho durante quase 20 horas

Incidente motivou Procergs a acionar plano especial de contingência. (Foto: EBC)

Uma invasão hacker tirou do ar sites do governo do Rio Grande do Sul entre a madrugada e o início da noite desta terça-feira (8). Por volta das 19h30min, alguns endereços eletrônicos ligados ao portal rs.gov.br ainda passavam por ajustes e ainda não foi identificada a autoria e motivação do ataque, que já estão sendo investigadas.

Conforme o Palácio Piratini, o incidente ocorreu à 1h e foi identificado 19 minutos depois. O fato motivou o acionamento de um plano de contingência desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), responsável pela administração das páginas. As medidas adotadas incluíram a indisponibilização deliberada dos portais, de forma preventiva.

“O ataque aos sistemas se deu em um ambiente restrito e não gerou perda de dados ou vazamento de informações pessoais”, garantiu o Executivo. “Com isso, os horários agendados pela população em serviços vinculados ao governo estadual foram cumpridos ao longo do dia, com restrição apenas a novos agendamentos, funcionalidade agora novamente disponível.”

Investimentos em segurança

A modernização de processos e a digitalização de serviços são alguns dos princípios orientadores da gestão estadual, e a sua consolidação passa necessariamente pelo investimento em segurança digital, além da atenção para o respeito à legislação ligada ao tema, como a recente Lei Geral de Proteção de Dados.

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, destaca os esforços da administração para o cumprimento das exigências de segurança e a prontidão na resposta pela Procergs. Para o período 2022-2023, estão previstos cerca de R$ 90 milhões para investimento em segurança e modernização dos sistemas.

“A discussão sobre a segurança da informação é uma necessidade do mundo atual e uma constante no governo, por isso já vínhamos adotando uma série de medidas que permitem minimizar os impactos”, ressalta Gastal. O trabalho auxilia a evitar esse tipo de ocasião, mas, ainda assim, é possível de ocorrer.”

Incidentes similares

Recentemente, foram alvo de ataque desse tipo os sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), causando uma série de transtornos ao órgão e à população. Invasões por hackers também atingiram as plataformas digitais do Ministério da Saúde, afetando a atualização de dados estatísticos sobre a campanha de vacinação contra o coronavírus no País, dentre outros problemas.

Sair da versão mobile