O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou na manhã desta terça-feira (21), durante reunião no Centro Integrado de Coordenação de Serviços, que decretará situação de emergência em decorrência das enchentes na Capital.
Segundo ele, a medida será publicada no Diário Oficial do Município para simplificar as contratações necessárias para minimizar o impacto da cheia do Guaíba à população.
As equipes da prefeitura seguem mobilizadas na assistência às famílias afetadas pelo avanço do Guaíba, que atingiu a cota de 3,46 metros no Cais Mauá nesta terça. Mais de 130 pessoas já foram acolhidas em abrigos por causa das inundações.
“Todos os esforços estão mobilizados para ampliar o acolhimento e oferecer infraestrutura para as pessoas. O nosso foco é cuidar dos porto-alegrenses. Estamos trabalhando firme para que a cidade funcione durante esse desafio climático que estamos vivendo”, disse Melo.
A situação do 4º Distrito, que apresenta diversos pontos de alagamento e teve o quadro agravado após uma falha na comporta número 13 do Cais Mauá, também preocupa. A orientação é de que a população evite se deslocar pela região até o recuo do Guaíba, mantendo atenção especial nesta quarta-feira (22), quando os prognósticos indicam o retorno da chuva a Porto Alegre.
Segundo a Defesa Civil Municipal, cerca de 920 pessoas já foram removidas das suas casas por agentes do órgão desde o agravamento da cheia, sendo a maior parte dos atendimentos no bairro Arquipélago. As equipes podem ser acionadas pelo número 199, que funciona 24 horas por dia.
Doações
A prefeitura solicita doações de materiais de higiene e de limpeza, alimentos não perecíveis e água. As doações podem ser entregues das 9h às 17h, até sexta-feira (24), no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157, no Centro Histórico) e no Shopping Total, Loja 1.019 – Espaço Solidário (avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta).