Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Só 1 em cada 20 deputados federais se elegeu com os próprios votos

Compartilhe esta notícia:

Número de deputados é proporcional ao total de votos de cada legenda. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Um em cada 20 deputados federais recebeu votos suficientes para atingir ou ultrapassar o quociente eleitoral – ou seja, obtiveram uma cadeira na Câmara dos Deputados sem depender dos votos totais obtidos pelo conjunto do partido ou da federação.

Os que atingiram ou superaram o quociente foram 25 do total de 513 (4,85%). O percentual é menor do que o registrado em 2018, quando 27 deputados foram eleitos só com votos próprios.

Ao todo, 11 partidos tiveram representantes que superaram o quociente eleitoral. A legenda com o maior número de cadeiras foi o PL, do presidente Jair Bolsonaro, com oito representantes. Em seguida vem o PP, com quatro.

Na Câmara dos Deputados, o quociente eleitoral é a divisão dos votos válidos (sem contar com nulos e brancos) pelo número de cadeiras que cada Estado tem direito. Para eleger apenas um deputado, a legenda precisa atingir uma vez o número de votos do quociente eleitoral; para dois parlamentares, duas vezes. Definidos o número de candidatos que a sigla terá direito, os mais votados ocupam as vagas.

Esta eleição para a Câmara é a primeira sem coligações partidárias – a união de partidos apenas durante as eleições, para conquistar mais fundos, horário de TV e vagas. Com isso, os partidos concorrem sozinhos ou em federações, que precisam durar pelo menos quatro anos.

O resultado da nova regra é que os candidatos que receberam mais votos que o necessário ajudam a eleger apenas os integrantes do próprio partido ou federação e não de outras legendas.

O valor do quociente, no entanto, pode sofrer alterações à medida que as candidaturas são analisadas pela Justiça Eleitoral, segundo a cientista política do Centro de Política e Economia do Setor Público Lara Mesquita.

“Para a eleição de deputado tem muita variação conforme o julgamento das candidaturas e tem muita coisa que fica para depois da eleição”, explica a cientista política.

Veja quantos deputados eleitos atingiram o quociente eleitoral:

— 8 deputados do PL:  Nikolas Ferreira (MG), Carla Zambelli (SP), Eduardo Bolsonaro (SP), Ricardo Salles (SP), André Ferreira (PE), Filipe Barros (PR), General Pazuello (RJ) e Bia Kicis (DF).

— 4 deputados do PP: Delegado Bruno Lima (SP), Clarissa Tércio (PE), Arthur Lira (AL) e Doutor Luizinho (RJ).

— 3 deputados do PSOL: Guilherme Boulos (SP), Taliria Petrone (RJ) e Fernanda Melchionna (RS).

— 2 deputados do PT: Gleisi (PR) e Paulo Pimenta (RS).

— 2 deputados do União: Silvye Alves (GO) e Daniela do Waguinho (RJ).

— 1 deputado do Avante: André Janones (MG).

— 1 deputado do Cidadania: Amom Mandel (AM).

— 1 deputado do Novo: Marcel van Hattem (RS).

— 1 deputado do Podemos: Deltan Dallagnol (PR).

— 1 deputada do PSB: Tabata Amaral (SP).

— 1 deputado do Republicamos: Tenente Coronel Zucco (RS).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Tribunal de Contas da União diz que auditoria feita em 560 boletins de urna não encontrou dados incorretos
Lula afirma que vai incluir propostas de Simone em plano de governo
https://www.osul.com.br/so-1-em-cada-20-deputados-federais-se-elegeu-com-os-proprios-votos/ Só 1 em cada 20 deputados federais se elegeu com os próprios votos 2022-10-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar