Ícone do site Jornal O Sul

Só incompetente perde eleição estando na Presidência, diz Lula sobre Bolsonaro

O presidente Lula cobrou responsabilidade do ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral, sobre o Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que apenas alguém “incompetente” perde uma eleição estando no comando do Planalto, ao se referir ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi o único candidato à reeleição que não conseguir ser reeleito presidente, derrotado por Lula em 2022.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (27), durante uma entrevista à rádio Itatiaia, ao ser questionado sobre a possibilidade do seu antecessor reverter a inelegibilidade. Bolsonaro não pode disputar eleições até 2030.

“Eu não veto candidato adversário, se ele conquistar o direito de ser candidato ele vai ser candidato. Olha, se eu derrubei ele quando eu era oposição imagina agora que eu sou situação e ele oposição. Eu vou mostrar para ele que só perde uma eleição quem está na presidência quem é incompetente, disse Lula.

Na entrevista, Lula não quis dizer se tentará a reeleição em 2026. O petista afirmou que entraria na disputa ser for o único capar de “derrotar o fascismo e a extrema-direita”. O presidente mencionou que espera que conseguiam, até o próximo pleito, arranjar alguém mais jovem e com mais disposição.

“Não vou levar o povo brasileiro a cometer um erro. Temos muita gente para ser candidata. A única hipótese em que eu disse que seria candidato é se todos os indicadores mostrarem que eu sou o único candidato capaz de derrotar o fascismo e a extrema direita não teria problema de ser candidato. Mas espero que, até lá, a gente arranje uma outra pessoa, mais jovem e com mais disposição”, afirmou.

Sair da versão mobile