Ícone do site Jornal O Sul

Sobe ou desce?

A expectativa se volta para o anúncio de oito diretores do Banco Central. Terça e quarta-feira estarão reunidos para decidir sobre a taxa de juro.

Se subir, indicará temor com o aumento da inflação. O juro mais alto é inibidor do consumo. Caso haja redução, a Economia deverá ter leve aquecimento.  A hipótese de manutenção da taxa, como ocorre há seis reuniões, revelará que o governo provisório ainda não definiu o rumo.

EM FORMA DE VERSO

Se o governo encaminhar o projeto para voltar a cobrar a CPMF, o deputado federal Pompeo de Mattos vai desengavetar discurso em forma de versos que pronunciou a 24 de setembro de 2003 na tribuna da Câmara. Um trecho:

“Na ânsia de enganar o povo / diz que a verba é pra saúde. / Eu peço a Deus que me ajude / a não aceitar a mentira / e chega a me atiçar a ira / ao ver tamanho impropério. / Hoje qualquer homem sério / sabe qual é a verdade. / E eu digo com sinceridade / coisa igual nunca vi. / E reafirmo aqui / que este imposto malvado só servirá / aos bancos e ao Levy.”

Só mudará o nome do ministro.

HÁ 20 ANOS

A 5 de junho de 1996, o ministro da Saúde, Adib Jatene, manifestou inconformidade com setores do governo Fernando Henrique, que se opunham à criação da CPMF. Mesmo com a aprovação pelo Congresso, em outubro do mesmo ano, Jatene não se conformou ao constatar que o dinheiro recolhido não iria para a saúde, como estava previsto. Abandonou o cargo em novembro.

FOI PICADO

O advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, é o mais novo morador do Edifício Balança Mas Não Cai. Há versões de que o gaúcho fez trapalhadas no Palácio do Planalto. Para se sustentar no ninho de cobras de Brasília, só com bota de cano muito longo.

DOIS LADOS

O problema da delação premiada é saber onde está a verdade e o interesse em sair de um labirinto. Pode até ser um ato louvável. Porém, na Rússia de Stalin, foram erguidas estátuas ao menino Pavlik Morozov, condecorado e elevado à condição de herói: denunciou o pai que traía os ideais socialistas e foi mandado para a Sibéria, onde morreu.

MAU SINAL

Cresce a tendência dos parlamentos de evitar pagar o preço social de demandas da população, enviando a responsabilidade ao Poder Judiciário.

PARA LEMBRAR

Em junho de 2011, Eike Batista era exibido como o empreendedor brasileiro modelo exportação. Quem lia os textos entusiásticos não deixava de ficar impactado com a ideia de que o País teria o homem mais rico do mundo, o bilionário número 1. De repente, o castelo de cartas veio abaixo. Mais um lamentável engano.

RÁPIDAS

* Vieira da Cunha foi à sede estadual do PP, ontem pela manhã, em busca de apoio à sua candidatura para Prefeitura de Porto Alegre. Saiu animado.

* A investigação de políticos acusados acende letreiro que anuncia: o País não vive mais na época das capitanias hereditárias.

* Desde o Código Eleitoral de 1945, é crime forçar subordinados de empresas ou repartições públicas a fazerem campanha para as chefias.

* Circulam na Assembleia Legislativa cartões com os dizeres: “Dá direito a um café da manhã com Sérgio Machado e seu gravador oculto.”

* Após a arrancada da campanha, alguns partidos estarão se afogando em piscina cuja água não passa da canela.

Sair da versão mobile