Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de maio de 2016
O Rio Grande do Sul registra, em 2016, 36 mortes por gripe A (35 por Influenza A H1N1 e um por Influenza A não subtipada). Até o momento, são 177 casos confirmados da doença. Os números atualizados foram divulgados nesta sexta-feira (6) pela Secretaria Estadual da Saúde.
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ressaltou o fato de os óbitos serem preponderantemente em pessoas com algum fator de risco. “A possibilidade de uma pessoa que integre os grupos de maior vulnerabilidade vir a óbito por gripe é seis vezes maior do que no restante da população”, apontou ele durante coletiva de imprensa.
Também foram divulgados os dados semanais de Influenza, assim como dengue e zika vírus.
Vacinação
O RS já registrou mais de 2 milhões de doses aplicadas da vacina contra a gripe na campanha, que iniciou em 25 de abril, o que representa uma cobertura de 64% entre os grupos prioritários. A meta é atingir ao menos 80% até o término da ação, em 20 de maio.
A pasta começou a distribuir, nessa quinta-feira (5), o lote mais recente recebido do Ministério da Saúde, com cerca de 840 mil doses. Com esse quantitativo, 92% do total de vacinas já foram entregues ao Estado. O restante das doses tem previsão de entrega até a próxima sexta-feira (13).
Entre as 2.187.363 doses aplicadas até o momento, 553 mil foram destinadas a pessoas com doenças crônicas elegíveis para a campanha.