Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de março de 2024
Evento promovido pela FecoAgro/RS e Cotrijal durante a Expodireto, em Não-Me-Toque, apresentará cenários e tendências aos produtores.
Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffectiveTradicional evento dentro da Expodireto Cotrijal, o Fórum Nacional da Soja chega à sua 34ª edição trazendo importantes debates sobre o agronegócio brasileiro. Organizado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e Cotrijal, com apoio da CCGL Termasa – Tergrasa e do Sescoop RS, o evento terá a participação de dois painelistas na terça-feira (5), a partir das 9h, no Auditório Central do Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque (RS).
O primeiro deles é o engenheiro agrônomo fundador e CEO da Agroconsult, André Pessoa, com a palestra “Cenários Agroconsult para os Mercados de Soja e Milho – Safra 2023/2024”. O segundo palestrante será Erasmo Carlos Battistella, considerado um dos mais influentes empresários do agronegócio brasileiro, referência na área de bioenergia e líder na produção de biodiesel no país, que abordará o tema “Biocombustíveis e energia renovável no cenário atual e perspectivas”.
Sobre os palestrantes, o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, lembra que André Pessoa é um conhecedor do mercado, que traz com o Rally da Safra “informações importantes que podem nos indicar dados mais atualizados sobre perdas e produtividades no Brasil inteiro. O André Pessoa é uma pessoa altamente conhecida entre as cooperativas e no setor de grãos e certamente tem muita informação”.
Já sobre o tema discutido por Batistella, o dirigente salienta que é uma questão importante, pois há um novo aumento da participação do biodiesel na composição do diesel no Brasil. “É um biocombustível renovável, um exemplo para o mundo. Quando entra um grão de forma expressiva na produção de biocombustíveis, aumenta a demanda deste produto, e isso é bom para o mercado de soja”, destaca.
O Fórum Nacional da Soja se transformou em um importante encontro de lideranças das cooperativas agropecuárias, técnicos, produtores, especialistas em mercados, pesquisadores e agentes governamentais para debater diferentes aspectos da produção, comercialização, exportação, beneficiamento, abastecimento interno e externo da soja e seus derivados, com foco nas tendências do mercado. Também como propósito, o Fórum contribuiu na discussão de perspectivas estratégicas do agronegócio do Rio Grande do Sul.
O evento proporcionou, em sua trajetória, grandes debates sobre temas relevantes relacionados ao complexo produtivo da soja, tais como: globalização de mercado, biotecnologia, soja orgânica, mercado internacional, custos de produção, financiamento do agronegócio, endividamento rural, securitização, política cambial, seguro agrícola, biocombustível, reforma e desoneração tributária, logística, custo Brasil, infraestrutura, competitividade da soja, agricultura de precisão, sustentabilidade e cenários do agronegócio.
Voltar Todas de Expodireto Cotrijal