A estrutura da ópera, com orquestra, coros, solistas, dança e jogos de luzes, foi muito bem organizada. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
Gasparotto
“Ame-me fielmente
Veja como eu sou fiel:
Com todo o meu coração
E toda minha alma
Eu estou com você
Enquanto estou fora.”
Carl Orff – Poemas de amor- Carmina Burana
A Ospa, numa temporada de inúmeras realizações de qualidade – em meio a um ano de dificuldades em todos os setores -, apresentou “Carmina Burana” com seu coro, solistas convidados e a Companhia Municipal de Danças em duas ocasiões no final de semana, proporcionando à plateia aplaudir uma das peças mais memoráveis da música ocidental.
O regente Evandro Matté conduziu o espetáculo, aplaudido pela totalidade da assistência que lotou o Auditório Araujo Vianna.
As atuações artísticas tiveram complementação com luzes e outros efeitos de qualidade, e igualmente merece referência a organização das equipes que atenderam o público.
Ao iniciar-se a apresentação vespertina de domingo, a Menção ao Ministério da Cultura suscitou um murmúrio de protestos prontamente abafado pelo calor das palmas. Afinal, era domingo, e quem foi ao Auditório Araujo Vianna não o fez para protestar, o que acontecia maciçamente, e com muita razão, no Parque Moinhos de Vento.
O maestro e diretor artístico, Evandro Matté, conduzindo o belo recital da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, que teve voz e dança. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
Vera Lúcia Matte Winge e Walter Luis Winge acompanharam o espetáculo. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
O time com mais de 100 vozes, que deu forma a trechos famosos, como o apoteótico coro de abertura e a finalização da obra, foi composto pelos Coros Sinfônico da Ospa e Allegro Unisinos, junto com mais três solistas: a soprano Gabriella Pace, o tenor Flávio Leite e o barítono Homero Velho. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
O barítono Homero Velho foi um dos solistas convidados. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
Repleto, o Auditório Araújo Vianna foi palco do grande destaque da temporada 2016 da Ospa. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
Marcirio Siqueira e seu bumbo marcaram o ritmo do show. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
A participação da Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre foi um dos diferenciais da produção da cantata encenada. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
Sombria: Heloísa Vihelmo em meio aos companheiros durante o ballet. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
A performance dos bailarinos, em sintonia com o canto e a música, impressionou a plateia. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)