Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de abril de 2023
O lançamento foi adiado por causa de uma válvula congelada
Foto: Spacex/ DivulgaçãoA SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, adiou nesta segunda-feira (17) o primeiro voo orbital do foguete Starship, apontado como o mais poderoso da história por sua grande capacidade de transportar pessoas e cargas.
O lançamento seria para teste e não teria tripulação. A expectativa é de que uma nova tentativa aconteça ainda nesta semana. A empresa espacial informou durante uma transmissão ao vivo, nos minutos finais da contagem regressiva, o cancelamento do voo devido a um problema de pressurização no propulsor do foguete de estágio inferior.
“Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento”, afirmou Musk.
O lançamento estava previsto para ocorrer na base da SpaceX em Boca Chica, no Sul do Texas (EUA), e deveria terminar no Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí.
O foguete foi projetado para realizar futuras missões à Lua e a Marte. Ele já foi escolhido pela Nasa (a agência espacial norte-americana) para levar astronautas de volta à superfície da Lua na missão Artemis 3, prevista para o final de 2025.
O veículo espacial é apontado como o mais poderoso da história porque pode transportar até 150 toneladas, quando precisar ser reutilizado, e até 250 toneladas se puder ser descartado após uma missão.