Ícone do site Jornal O Sul

SpaceX e Nasa lançam foguete com quatro tripulantes para missão espacial de longa duração

O foguete Falcon 9 foi lançado do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida. (Foto: Nasa/Divulgação)

Um foguete da SpaceX com três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo decolou da Flórida, nos Estados Unidos, com destino à ISS (Estação Espacial Internacional) nesta segunda-feira (4).

Essa é a oitava missão espacial promovida pela empresa de tecnologia, fundada por Elon Musk, em parceria com a Nasa (a agência espacial norte-americana). A viagem científica terá duração de seis meses.

Um vídeo publicado pela Nasa na rede social X (antigo Twitter) mostra o momento do lançamento do foguete, que tem 25 andares de altura e nove motores.

O foguete Falcon 9 de dois estágios, que é coberto por uma cápsula operada de forma autônoma, foi lançado do Centro Espacial Kennedy da Nasa, em Cabo Canaveral, à 0h53min (horário de Brasília).

Anteriormente, a decolagem estava prevista para a madrugada de domingo (3), mas acabou sendo adiada devido aos ventos fortes na região. A bordo da missão, estão o comandante Matthew Dominick – piloto de testes da Marinha dos EUA que faz sua primeira viagem ao espaço – e o astronauta veterano da Nasa Michael Barratt, médico que realizou dois voos anteriores para a estação espacial e duas caminhadas espaciais.

Completando a equipe, estão a astronauta da Nasa Jeanette Epps, que é engenheira aeroespacial e ex-oficial de inteligência técnica da CIA (a agência de inteligência norte-americana), e o cosmonauta Alexander Grebenkin, ex-engenheiro aeronáutico militar.

A tripulação deverá permanecer a bordo da estação espacial até o final de agosto, realizando coletivamente cerca de 250 experimentos no ambiente de microgravidade da plataforma orbital.

Sair da versão mobile