Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2023
Empresa do bilionário Elon Musk quer usar nave em futuras missões para a Lua e Marte
Foto: ReproduçãoA SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, realizou neste sábado (18) o lançamento da nave Starship, considerada a mais poderosa do mundo. A decolagem ocorreu às 10h, no horário de Brasília.
A nave espacial comunicou a perda de contato com a cápsula da Starship (parte superior da nave) após a separação dos estágios. Apesar disso, a empresa classificou o teste como bem-sucedido.
Esta é a segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com este modelo. Em abril, uma nave idêntica explodiu antes de atingir a órbita terrestre devido a uma falha no propulsor Super Heavy, que não se separou da cápsula Starship. A nave não estava tripulada.
Nesta nova tentativa, o voo também é não tripulado e deverá ter uma duração de cerca de 1h30. Durante este período, a nave deverá alcançar a órbita da Terra e retornar.
O propulsor da Starship explodiu logo após se separar da cápsula. Na transmissão, a SpaceX admitiu que isso não estava programado para a missão.
“Sabíamos que o hot-staging seria incrivelmente dinâmico. Sabíamos que havia uma chance de o propulsor não resistir. Mas vamos pegar estes dados e descobrir como tornar o propulsor melhor para o próximo hot-staging'”, disse a apresentadora da transmissão.