O avanço da tecnologia para soluções do dia a dia tem atingido todos os mercados. Não é diferente no mercado jurídico do país. Uma startup brasileira desenvolveu o primeiro chatbot, ou seja um programa de computador que visa uma interação mais próxima da humana, para tratar de assuntos jurídicos.
A Juristec+, empresa criada em 2017, ganhou destaque ao utilizar scripts de automação, algorítimos preditivos e inteligência artificial para criar soluções para o universo jurídico.
O projeto de maior de destaque é a YUKI (Your Useful Knowledge Interface), o chatbot desenvolvido por uma equipe de matemáticos, estatísticos, programadores, linguistas, advogados e cientistas de dados.
A ideia é que o sistema funcione como um consultor jurídico e auxilie advogados a não perder tanto tempo com atividades tão operacionais. Podendo assim, se concentrar em questões mais sistemáticas e que analíticas, que requerem um olhar mais cuidadoso. Esse projeto rendeu para empresa o prêmio internacional de inovação da Nestlé, o Neslawards.