A Usiminas, líder brasileira em aços planos, em parceria com a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, desenvolveu uma plataforma cognitiva para oferecer aos seus clientes e colaboradores um atendente virtual, batizado de Bob Steel.
O assistente virtual está disponível no site da siderúrgica para orientar ou esclarecer as dúvidas de quem visita as plataformas. Conversar com Bob é bem fácil: é só acessar o ícone que está no canto direito da tela ou clicar no “Fale Conosco”. O moderno e simpático parceiro virtual também está na intranet, garantindo mais agilidade e dinamismo na busca de informações dos funcionários.
Segundo Eduardo Sebastião de Carvalho, gerente corporativo de Tecnologia de Operações e Segurança da Informação, na indústria do aço, a Usiminas foi uma das primeiras empresas a adotar essa ferramenta. “A implementação do projeto mostra que estamos antenados às novas tecnologias e conectados com todas as tendências de mercado”, afirma.
De acordo com a Winy Siqueira de Melo, especialista de Tecnologia da Informação da Usiminas, responsável pelo projeto, o atendente também permite que a equipe da Central de Atendimento esteja mais focada nas demandas de maior complexidade. “Hoje recebemos muitas ligações de pessoas em busca de ramais ou endereços das nossas unidades. A partir de agora, todas essas informações podem ser respondidas pelo nosso atendente virtual, Bob Steel, permitindo que a Central de Atendimento atue de forma mais assertiva e estratégica”, esclarece.
Desde 2011, a Stefanini atua dentro da Usiminas para prestação de serviços especializados e desenvolvimento de sistemas. Em 2017, o contrato foi atualizado para serviços de Service Desk, Field, NOC (Network Operation Center), na parte de alocação de recurso na área de desenvolvimento e com inteligência artificial. “Estamos felizes em poder ajudar a Usiminas nesse projeto também. A iniciativa visa facilitar o contato entre o usuário e a companhia de aço, trazendo mais agilidade, dinamismo e interatividade”, explica Alexandre Winetzki, diretor de P&D da Stefanini.