Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil STF aprova “saidinha” da prisão no Natal a condenados da Lava Jato

Compartilhe esta notícia:

No dia 25, será julgado o habeas corpus em que Sérgio Moro é acusado de parcialidade. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Poderão sair da prisão em indulto natalino tanto os condenados na Operação Lava Jato, quanto outros presos que se enquadrem nas regras do decreto de Michel Temer, editado em 2017. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (9).

Foram 7 votos a 4, no encerramento da análise que começou em novembro de 2018. Na época, o relator, ministro Roberto Barroso, entendeu que não deveriam sair no Natal presos por diversos crimes como os de corrupção, de tráfico de influência, e de lavagem de dinheiro. Já a Corte, em geral, entendeu que o Judiciário não deve interferir na decisão da Presidência sobre o benefício, previsto na Constituição.

Nesta quinta, Barroso critivou a decisão. “O Supremo está decidindo que é legitimo o indulto coletivo com o cumprimento de um quinto da pena, independentemente de a pena ser de 4 ou 30 anos, inclusive pelos crimes peculato, corrupção, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa”, afirmou. Concordaram com ele os ministros Luiz Fux, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Porém, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente, Dias Toffoli, garantiram a maioria e aprovaram o texto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Supremo define nova lista de indicações para titular do TSE
Doações do Imposto de Renda ao Funcriança no RS aumentam 42,9% em relação a 2018
https://www.osul.com.br/stf-aprova-saidinha-da-prisao-no-natal-a-condenados-da-lava-jato/ STF aprova “saidinha” da prisão no Natal a condenados da Lava Jato 2019-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar