Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
38°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil STF decide que União pode bloquear repasses a estados e municípios

Compartilhe esta notícia:

(Foto: dISTF/Divulgação)

O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta-feira (21), que a União pode bloquear repasses voluntários a estados e municípios caso eles não cumpram seu dever de instituir e arrecadar tributos locais.

O ministro Alexandre de Moraes é o relator das ações, e rejeitou o argumento de que o bloqueio dos repasses feriria a independência fiscal dos organismos federativos, visto que os repasses obrigatórios não são abrangidos pela norma.

O julgamento é uma continuação do iniciado em fevereiro deste ano, sobre ações que questionam a constitucionalidade de trechos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que entrou em vigor no ano de 2000. Ao todo, estão sendo analisadas sete ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e um descumprimento de preceito fundamental (ADPF).

Os pontos mais polêmicos em discussão tratam da possibilidade de redução de jornada e de salários dos servidores públicos por parte de estados em crise fiscal, além da permissão para o Poder Executivo segurar repasses a outros Poderes e travar gastos em casos de frustração nas receitas do orçamento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Leite apresenta oportunidades de investimentos no Estado em missão ao Uruguai
Casos de sarampo aumentam 36% em São Paulo
https://www.osul.com.br/stf-decide-que-uniao-pode-bloquear-repasses-a-estados-e-municipios/ STF decide que União pode bloquear repasses a estados e municípios 2019-08-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar