Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Flavio Pereira | 20 de maio de 2021
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Lula e os empresários da Odebrecht ficarão livre das condenações e até poderão recuperar parte do patrimônio confiscado nas ações judiciais em que são acusados de formação de quadrilha e corrupção, dentre outros crimes. O alerta foi feito ontem em Brasília pelo senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP). Segundo ele, a anulação pelo STF das ações movidas pela Operação Lava Jato contra o ex-presidente e ex-detento Lula abrirá caminho para que executivos da Odebrecht se livrem de condenações e até recuperem parte do patrimônio confiscado pelas autoridades.
Emílio Odebrecht, controlador do grupo empresarial, deverá ser um dos beneficiados. Ele foi condenado por lavagem de dinheiro numa das ações anuladas agora, que tratou das reformas feitas por empreiteiras no sítio de Atibaia (SP) que Lula passou a frequentar após deixar a presidência.
Segundo Heinze, “o Brasil aos poucos volta a ser saqueado pela esquerda, como consequência da anulação da prisão do ex-presidente. Lamentável!”
Incoerência em abrir comércio e fechar escolas
A decisão de muitos prefeitos de liberar o funcionamento de diversas atividades econômicas e proibir o retorno das aulas presenciais não agradou ao governador Eduardo Leite. Ele considera uma incoerência essa visão de muitos prefeitos e acena com diálogo e a adoção de medidas administrativas num primeiro momento. Caso seja necessário, Leite promete acionar judicialmente as prefeituras onde ocorre essa incoerência. Estima-se que em 24 municípios, as prefeituras proibiram o retorno das aulas presenciais.
Schirmer é quadro estratégico da prefeitura de Porto Alegre
Ex-prefeito de Santa Maria e vereador mais votado pelo MDB em Porto Alegre, Cezar Schirmer vem despontando em Porto Alegre como Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos. Principal conselheiro do prefeito Sebastião Melo e responsável pela articulação com a Câmara de Vereadores, Schirmer, com sua habitual discrição, trouxe para a gestão da capital outras experiências acumuladas na Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Agricultura, Câmara dos Deputados, e mais recentemente como Secretário Nacional de Economia Solidária do Governo Federal.
CPI só serve para palanque eleitoral?
O que antes era uma especulação, agora parece impregnado no inconsciente da população: a CPI do Senado, que foi criada a pretexto de discutir questões ligadas ao enfrentamento da covid 19, vem se prestando apenas para ser palanque eleitoral de senadores da oposição. Isto é o que mostra o Paraná Pesquisas, que ouviu de 43,7% dos entrevistados, a impressão de que a maioria dos senadores usa a CPI apenas para fazer jogo político.
Pastores expulsos de Angola
Vice-presidente da CCDH, o deputado Sérgio Peres (Republicanos) registrou nos anais da Comissão de Direitos Humanos a situação de 17 pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, expulsos de Angola no início de abril. Segundo Peres, “se trata de perseguição política e religiosa daquele país africano e anunciou as providências do governo brasileiro, que atuará no caso através do Ministério de Relações Exteriores. Os pastores foram expulsos sem direito a retirar seus pertences de suas casas, relatou Peres no manifesto lido à comissão”. Providências estão sendo solicitadas pela Câmara Federal ao Itamaraty, informou o deputado.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.