Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Submarino que levava turistas até os destroços do Titanic desaparece no Oceano Atlântico

Compartilhe esta notícia:

O Titan tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura. (Foto: Reprodução)

Um submarino de turismo que visitaria os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico nesta segunda-feira (19). O “Titan” tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura e pode levar até cinco passageiros, que precisam assinar documentos que alertam para o risco de morte. Ainda não foi informado quantas pessoas estavam na embarcação.

Uma grande embarcação sai de Newfoundland, no Canadá, carregando o Titan. Ele não é autônomo como um submarino de grande porte. Por isso, é carregado na superfície do mar por 643 km até a região onde estão os destroços do Titanic. A expedição dele dura oito dias e custa o equivalente a R$ 1,2 milhão.

O famoso navio naufragou em 1912, na viagem inaugural, depois de se chocar contra um iceberg. Mais de 1,5 mil pessoas morreram. Os destroços foram encontrados em 1985, e estão ali a 3,8 mil metros de profundidade.

O jornalista David Pogue fez uma reportagem sobre a expedição para visitar os destroços em 2022. Ele conta que só desceu cerca de 10 metros, porque houve problemas técnicos e que qualquer um ficaria horrorizado de como tudo parecia amador.

Disse que o submarino era dirigida com um controle de videogame e que não tinha GPS, nem cabo que a ligasse até a superfície. Mas que o fabricante garantiu que a cápsula, que é o mais importante, é segura, blindada, feita pela Nasa.

Na manhã de domingo (18), foi a primeira vez em 2023 que o submarino tentava chegar aos destroços. Só que parou de se comunicar depois de uma hora e 45 minutos de descida. Geralmente leva duas horas para chegar ao fundo do mar.

A OceanGate, empresa que oferece o passeio, publicou um comunicado: “Todo nosso foco está nos tripulantes do submarino e suas famílias”.

A empresa não divulgou o nome das pessoas a bordo, mas, no domingo, o bilionário britânico Hamish Harding publicou numa rede social que iria participar da expedição. A presença dele no submarino não foi publicada.

A Guarda Costeira americana trabalha nas buscas com ajuda da Guarda Costeira canadense. Na tarde desta segunda-feira (19), a equipe de resgate disse que a região é muito remota e as buscas são muito difíceis. Estão usando sonares de busca subaquática, mas também vasculhando a superfície com aviões e navios.

Pelas contas da Guarda Costeira, a tripulação ainda poderia ter 70 horas de ar mesmo no fundo do mar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Viagem para ver destroços do Titanic vai a 3,8 km de profundidade, custa R$ 1,2 milhão e tem documento que alerta para risco de morte
Jornalistas lançam livro “Pedofilia na Igreja”, com casos de abuso envolvendo padres católicos no Brasil
https://www.osul.com.br/submarino-que-levava-turistas-ate-os-destrocos-do-titanic-desaparece-no-oceano-atlantico/ Submarino que levava turistas até os destroços do Titanic desaparece no Oceano Atlântico 2023-06-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar