Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2016
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, foi submetido a uma cirurgia na coluna, na última segunda-feira (19), em São Paulo.
Segundo boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, Serra foi tratado por meio de um procedimento “minimamente invasivo” com o intuito de descomprimir a cervical e substituir um disco vertebral que estava desgastado.
Após a cirurgia, o ministro foi internado em uma unidade de terapia semi-intensiva, mas pessoas próximas afirmaram que, nesta terça-feira (20), ele já havia sido transferido para um quarto convencional do hospital.
O ministro, segundo relatos de auxiliares, passa bem, conversa e passa orientações à sua equipe do Itamaraty normalmente por mensagens de telefone. A expectativa é de que ele tenha alta em até três dias, se o quadro continuar evoluindo bem.
Serra vinha se queixando há meses do problema na coluna. Ele sentia dores quase permanentemente, especialmente durante deslocamentos aéreos.
O ministro buscava há pelo menos dois meses uma janela na agenda para se submeter à cirurgia. Nesse período, fez tratamentos médicos periódicos, além de fisioterapia e acupuntura para minimizar o incômodo.