Domingo, 06 de outubro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Suboclusão intestinal: Bolsonaro deverá fazer exames para avaliar necessidade de cirurgia

Compartilhe esta notícia:

Nos EUA, em 9 de janeiro, Bolsonaro foi internado com fortes dores abdominais. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser submetido a uma avaliação em São Paulo, com o cirurgião Antônio Luiz Macedo.

Bolsonaro tem um problema crônico de suboclusão intestinal. Ele deverá fazer exames para avaliar a necessidade de nova cirurgia. Em 9 de janeiro, foi internado no AdventHealth Celebration, na Flórida (EUA), com fortes dores abdominais.

Macedo é responsável pelo tratamento do ex-presidente, que sofre com complicações no intestino desde a facada em 2018.

Bolsonaro esteve internado pela última vez em São Paulo em janeiro de 2022, depois de tratar uma obstrução intestinal. A cirurgia então foi descartada.

Problema

A suboclusão intestinal é uma obstrução parcial do intestino que dificulta a eliminação de gases e fezes, impedindo o livre trânsito nos intestinos. Esse problema pode ser provocado por aderências, hérnias, tumores, torções no intestino, entre outras condições, e precisa ser tratado para não causar complicações severas.

Todos os alimentos que ingerimos, assim como secreções e gases produzidos no trato intestinal, precisam encontrar um caminho livre para seguir para fora do organismo, a fim de manter o bom funcionamento dele e evitar problemas. É por isso que condições como a obstrução e a suboclusão intestinal precisam de atenção imediata.

Uma obstrução no intestino, seja parcial ou completa, pode levar ao quadro de abdome agudo, muitas vezes exigindo intervenção cirúrgica para ser corrigido. Esse problema pode acontecer com pessoas de qualquer idade e pelos mais diferentes motivos, por isso, preparamos este artigo para falar mais sobre esse tema.

Na suboclusão intestinal o paciente pode conseguir eliminar gases; ainda assim existe uma obstrução no intestino que impede a passagem de todos os excrementos e, por isso, ocorre a manifestação de diversos desconfortos, como:

  • inchaço exagerado no abdômen;
  • perda ou redução do apetite;
  • cólicas abdominais intensas;
  • náuseas e vômitos.

Como a obstrução intestinal pode se manifestar com diferentes gravidades, a intensidade dos sintomas varia para cada paciente dependendo do seu quadro clínico.

Pessoas de qualquer idade podem ter suboclusão intestinal ou a obstrução completa do intestino. Isso porque os fatores que desencadeiam esse quadro são os mais diversos.

As principais dessas causas são as aderências, a presença de hérnias ou tumores. Entretanto, o quadro também pode se desenvolver em razão de:

  • torção no intestino;
  • acúmulo de vermes;
  • diverticulite;
  • enterite pós-radioterapia;
  • impactação fecal;
  • intoxicação por chumbo;
  • penetrações de segmentos do intestino.
tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro nega candidatura de Michelle: “Não tem vivência”
Novo “superbloco” com 142 parlamentares se torna o maior da Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/suboclusao-intestinal-bolsonaro-devera-fazer-exames-para-avaliar-necessidade-de-cirurgia/ Suboclusão intestinal: Bolsonaro deverá fazer exames para avaliar necessidade de cirurgia 2023-03-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar