Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de março de 2016
Uma das instituições de ensino mais reconhecidas do Maranhão, o Grupo Dom Bosco, composto pelo Colégio Dom Bosco e a faculdade UNDB, possui uma característica extremamente peculiar no universo das empresas familiares: mantém 3 gerações atuantes no comando da empresa. A partir da adequação do novo organograma, as netas da fundadora, Rebeca Murad (39) e Isabella Rodrigues (32), passaram a compartilhar a diretoria geral da empresa, o que aconteceu recentemente. O processo de sucessão foi acompanhado pela Werner Bornholdt Consultoria, que é especializada no tema. “A principal barreira superada neste processo foi a definição de uma hierarquia entre membros de uma mesma geração, pois inicialmente achávamos que isso não seria confortável para todos.” afirma Rebeca, diretora geral de gestão da empresa.
Formada em arquitetura, a empresária tinha seu ateliê em São Paulo, mas decidiu voltar para o Maranhão há 6 anos. “Não imaginava trabalhar em outra área, mas me apaixonei pela empresa e mudei de profissão.”
Embora a terceira geração tenha assumido os cargos estratégicos, a fundadora do colégio, Maria Izabel Rodrigues (84 anos), é a presidente do Conselho de Sócios. Já o Conselho Administração é ocupado pela segunda geração da família, sendo Ceres Murad (59 anos) também reitora da UNDB e Elizabeth Rodrigues (56 anos) a presidente do conselho.