De uma simples reunião com apenas 22 revendedores no século passado, em Porto Alegre, já se esboçava aquela que seria a instituição que defenderia os interesses dos empresários varejistas de combustíveis do Rio Grande do Sul. Sob o espírito associativista, de cooperação e de liderança, um pequeno grupo de revendedores já buscava, em 1958, um mercado justo, honesto e estruturado na concorrência leal e saudável.
Passados 62 anos, os negócios transformaram-se, a política de preços mudou e o mercado cresceu. Hoje, são 2.800 empresários de combustíveis no Estado trabalhando para oferecer serviços e produtos de qualidade ao consumidor. E junto deles está o Sulpetro – Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Estado do Rio Grande do Sul –, que tem a missão de assegurar aos estabelecimentos do setor condições para competir e gerar resultados.
“Ao longo de mais de seis décadas, o Sulpetro tem buscado se reinventar para oferecer aos seus associados informações, capacitações e orientações, sempre visando as melhores práticas na gestão de negócios e a transparência para a população”, afirma o presidente do Sindicato, João Carlos Dal’Aqua.