Sábado, 01 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de abril de 2015
Os supermercados de Porto Alegre estarão abertos hoje, feriado de Tiradentes. Os horários de funcionamento de cada estabelecimento ficam a critério de cada empresa, de acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados. O Mercado Público da cidade, porém, estará fechado. Nas demais cidades, a abertura depende de convenção coletiva de trabalho de cada município.
Agências dos Correios ficam fechadas durante todo o feriado. O mesmo acontece com bancos. Os clientes têm como alternativa de atendimento caixas eletrônicos ou serviços pela internet.
Transporte – Os ônibus de Porto Alegre e o Trensurb funcionam com tabela horária de domingo – intervalos de 15 minutos entre os trens em ambos os sentidos. Os taxistas cobram tarifa de bandeira dois durante todo o dia.
Comércio – Lojas podem funcionar normalmente com empregados, segundo informou o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre. Nos shoppings, os estabelecimentos têm funcionamento opcional das 14h às 20h. Praças de alimentação e locais de lazer, como cinema, devem operar normalmente, seguindo o horário de cada shopping.
Já os serviços essenciais da prefeitura de Porto Alegre atuarão em regime de plantão. Solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, pavimentação de ruas, coleta de lixo, esgoto pluvial e outras demandas ficam disponíveis ao público no período entre 8h e 20h.
Para trânsito, água, esgoto sanitário e denúncia de vandalismo, o atendimento é realizado 24 horas. A Coordenação de Defesa Civil mantém plantão 24 horas por meio do telefone 3268-9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.
Saúde – Os Pronto Atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro, Hospital da Restinga e Extremo-Sul e Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas – permanecerão abertos 24 horas para receber a população. Os serviços nas unidades básicas de saúde e de saúde da família fecham hoje e reabrem amanhã. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – que funciona unicamente dedicado aos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios – pode ser acionado no telefone 192.