Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de setembro de 2016
O supertufão Meranti, já rebaixado para tempestade tropical, causou pelo menos 13 mortes e deixou 14 desaparecidos em sua passagem pela China, informaram neste sábado (17) as autoridades chinesas. Tormenta também matou um em Taiwan. Meranti, o tufão mais forte este ano do mundo, chegou a Xiamen, na Província de Fujian, na madrugada de quinta-feira (15), provocando destruição durante sua passagem pela região.
Em Fujian, pelo menos sete pessoas morreram devido ao tufão; outras seis morreram na vizinha Zhejiang e uma morreu em Taiwan, por onde passou o tufão provocando grande devastação antes de chegar à China, informou a agência oficial “Xinhua”. Além disso, 14 pessoas continuam desaparecidas na China e mais de 50 ficaram feridas em Taiwan.
Cerca de 331 mil pessoas tiveram que ser realojadas em Fujian, onde as autoridades calculam perdas econômicas diretas de US$ 249 milhões. Equipes de trabalhadores ainda estão tentando restaurar as linhas de energia de Xiamen, já que o tufão provocou um blecaute na cidade e também afetou o fornecimento de água.
Algumas partes da rede ferroviária da cidade também foram danificadas, e as rotas de 61 trens serão alteradas do dia 16 a 25 deste mês. O tufão, rebaixado para tempestade tropical desde quinta, causou fortes chuvas em outras zonas de Fujian, nas vizinhas províncias de Zhejiang, Jiangxi, Jiangsu, Anhui e na cidade de Xangai. (AG)