Ícone do site Jornal O Sul

Suposto gesto nazista de Elon Musk gera polêmica durante discurso do bilionário na posse de Trump

Musk fez um gesto em direção ao público que muitas pessoas disseram parecer uma saudação nazista. (Foto: Reprodução de vídeo)

O dono do X, da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, discursou durante a posse do novo presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira (20), em Washington, diante de apoiadores do republicano. Em sua fala, Musk fez um gesto em direção ao público que muitas pessoas disseram parecer uma saudação nazista. A polêmica tomou conta das redes sociais.

Musk, indicado por Trump para chefiar o novo Departamento de Eficiência Governamental, subiu ao palco pulando e abrindo os braços de forma efusiva. “Esse é o sentimento da vitória”, declarou. “E não foi uma vitória qualquer. Foi um momento decisivo para a civilização humana”, prosseguiu.

“Graças a vocês, o futuro da civilização está garantido. Teremos cidades seguras, finalmente, fronteiras seguras, gastos sensatos, coisas básicas”, completou.

“Essa eleição realmente importava. E eu quero apenas agradecer a vocês por fazerem isso acontecer. Obrigado!”, disse Musk, fazendo o suposto gesto nazista em seguida. Em seu perfil no X, o empresário compartilhou o vídeo do seu discurso e escreveu que “o futuro é muito empolgante”.

Resposta de Musk

Musk respondeu com ironia, nesta terça-feira (21), às acusações de ter feito uma saudação nazista durante o seu discurso na posse de Trump. O bilionário sugeriu que seus detratores encontrassem “truques sujos melhores” em resposta à controvérsia gerada pelo gesto.

“Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque de ‘todo mundo é Hitler’ é tão batido”, afirmou o bilionário em postagem na rede social X.

Sair da versão mobile