Relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zavascki sofre pressões interna e externa por manter na gaveta por tanto tempo os pedidos de prisão de caciques do PMDB. Antes do vazamento, Teori cogitou dar uma canetada e mandar prender o ex-presidente José Sarney e o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha. Mas foi aconselhado por um ministro próximo a esperar.
Fogo amigo
Após a recusa de Teori, houve o vazamento para a imprensa do pedido de prisão dos caciques do PMDB, uma forma de azucrinar a cabeça do ministro. Deu em nada, por ora
Detalhes
Apenas a força-tarefa da Procuradoria Geral da República e altos servidores do gabinete do ministro Teori tiveram acesso aos pedidos de prisão. Alguém do grupo vazou
Delay
Apesar de ter renunciado há dias à presidência do PTB do DF, Gim Argello é nome visto no site oficial, e nas recentes correspondências para gabinetes de autoridades.
Artilharia aérea
A Infraero passa uma turbulência interna e caça às bruxas entre diretores após a denúncia pelo MP Federal em São Paulo contra o diretor de Aeroportos, João Márcio Jordão. Alvo de inquéritos no MP, ele foi denunciado à Justiça por indícios de maracutaias em licitações para áreas comerciais nos aeroportos de São Paulo.
Peso do voto
A deputada Tia Eron (PRB-BA), fiel da balança sobre o futuro de Eduardo Cunha no Conselho de Ética, sofre uma pressão sem igual no PRB. Pior, porque o partido está dividido. Há telefonemas de colegas pró e contra Cunha. Ela evitou Brasília.
Segunda via
O empenho de parlamentares aliados da presidente afastada Dilma pela bandeira de antecipação das eleições não é válvula de escape. Um depois após o afastamento, estão confiantes de que o risco de prisão de caciques do PMDB e mais denúncias contra ministros do Governo provisório vão implodir a Gestão Michel Temer.
É fato..
Diante dos ataques e torcida do PT contra o Governo Temer, o comentário geral em Brasília é que a atual gestão torce pelo Brasil, e os petistas torcem pelo partido. E só.
Brazucas
O deputado federal Maia Filho (PP-PI) vai a Genebra para a Conferência da OMC. Sonha com uma audiência com o presidente da entidade, o brasileiro Roberto Azevedo.
A conferir
Uma das autoras do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma, a advogada Janaína Paschoal anda ressabiada com o Governo Temer. Promete acentuar o tom das críticas ao peemedebista para passar a posição de “independente”.
Degringolou
Popstar de palestras e eventos promovidos por endinheirados apoiadores do impeachment da presidente Dilma, Janaína tem repetido que tomará providências em relação ao presidente em exercício se “perceber que a coisa degringolou”.
Lasier x Lupi
No embate com o presidente do PDT, Carlos Lupi, o senador Lasier Martins (PDT-RS) se vê envolto numa autofagia de pedetistas de olho no seu cargo. Lasier informa à Coluna que mantém no gabinete servidores de gabarito sem ligações partidárias.
Vagas disputadas
Grãos pedetistas apontam pelo menos seis empregados indicados pelo antecessor Pedro Simon. “Os demais comissionados são de minha livre escolha, adotando como critério a vivência no parlamento, o que me convinha como senador novo”.
Ponto Final
“Fruto de um golpe e acossado por sucessivos escândalos, o governo Temer sofre de envelhecimento precoce”
Do ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner.