Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 13 de dezembro de 2015
O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou na sexta-feira a transferência do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) da carceragem da superintendência da PF (Polícia Federal) para o quartel da PM (Polícia Militar) em Brasília. Em parecer encaminhado à Corte, a PGR (Procuradoria-Geral da República) concordou com mudança, solicitada pela defesa.
A PM do Distrito Federal informou, porém, que o deslocamento deve ocorrer somente nesta segunda-feira, por questões burocráticas. Já se cogita que os agentes de segurança estariam avaliando uma alternativa ao novo local de detenção, por não considerá-lo apropriado.
Preso desde o dia 25 de novembro, sob acusação de de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato, o ex-líder do PT no Senado cumpre prisão preventiva, sem prazo estipulado. Ele também teve a filiação partidária suspensa por sua legenda.
Na sede da PF na capital federal, o senador ainda ocupa uma sala administrativa geralmente utilizada por servidores de plantão, sem cama e banheiro, dormindo sobre um colchão de solteiro. Ele recebe a mesma alimentação oferecida aos demais presos de passagem e não tem acesso a recursos como celular, televisão ou internet.
Se o STF aceitar a denúncia contra Delcídio, encaminhada pela PGR na segunda-feira, ele passará a ser considerado réu em processo penal. (AG)