Quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Supremo envia à primeira instância sete pedidos de investigações sobre Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

A decisão cita a “perda superveniente do foro” e reconhece a incompetência do STF para conduzir e julgar os casos.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Ao chegar ao País, Bolsonaro será buscado, ainda no avião, por policiais federais. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

A ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Justiça Federal em Brasília seis pedidos de investigação sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As representações vão para a primeira instância porque ele perdeu o foro privilegiado ao deixar o cargo. A prerrogativa garante que, enquanto estão na função, autoridades sejam investigadas e processadas nos tribunais superiores. A condição é que o caso tenha relação com o exercício do cargo.

A decisão cita a “perda superveniente do foro” e reconhece a incompetência do STF para conduzir e julgar os casos. As ações serão enviadas ao presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador José Amilcar Machado, para a distribuição na Seção Judiciária do Distrito Federal.

“Consolidado é, pois, o entendimento deste Supremo Tribunal de ser inaceitável em qualquer situação, à luz da Constituição da República, a incidência da regra de foro especial por prerrogativa da função para quem já não seja titular da função pública que o determinava”, escreveu a ministra.

As representações transferidas envolvem os ataques do ex-presidente aos ministros do STF e ao tribunal no feriado do 7 de setembro de 2021. Bolsonaro discursou a apoiadores em Brasília e em São Paulo e ameaçou descumprir decisões da Corte.

Outra ação pede que o ex-presidente seja investigado por crime de racismo, após ter associado o peso de um homem negro a arrobas, unidade comumente usada para medir o peso de animais.

Essas são as primeiras ações que atingem Bolsonaro a serem encaminhadas para a primeira instância. Carmen Lúcia também é relatora da investigação sobre o gabinete paralelo de pastores no Ministério da Educação (MEC). O ex-presidente é investigado sob suspeita de interferência no inquérito. O caso ainda não foi declinado pela ministra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Produção industrial aumenta em 10 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em dezembro
Messi, Benzema e Mbappé são os finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo
https://www.osul.com.br/supremo-envia-a-primeira-instancia-algumas-investigacoes-sobre-bolsonaro/ Supremo envia à primeira instância sete pedidos de investigações sobre Bolsonaro 2023-02-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar