Sexta-feira, 25 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo pode descriminalizar jogos de azar em todo o Brasil nesta quinta

Compartilhe esta notícia:

À parte essa decisão, dois projetos que legalizam o jogo tramitam, um no Senado e outro na Câmara. (Foto: Reprodução)

Em meio a delações, grampos e crises das mais variadas, uma novidade corre sem muito alarde no STF (Supremo Tribunal Federal). Nesta quinta-feira (1º), a Corte julgará, com repercussão geral, se a criminalização de jogos de azar é compatível com a Constituição. Em outras palavras, os dados poderão começar a rolar livremente, dependendo do entendimento dos ministros.

O caso chegou ao Supremo vindo do Rio Grande do Sul. Da leitura do processo, a conclusão é que Porto Alegre tem chances de se tornar a Las Vegas brasileira. A Justiça gaúcha já não considera mais crime a prática dos jogos de azar, e foi essa jurisprudência que chamou a atenção do ministro Luiz Fux ao votar pela repercussão geral do tema.

“As Turmas Recursais Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul têm entendido pela atipicidade da conduta, o que vem a demonstrar que, naquela unidade federativa, a prática do jogo de azar não é mais considerada contravenção penal”, disse o ministro Luiz Fux no voto que reconheceu repercussão geral sobre o tema.

Para o Ministério Público do Rio Grande do Sul, jogo de azar ainda é crime. Foi o órgão que levou o caso ao Supremo, por discordar da posição da Justiça gaúcha, mais especificamente de um acórdão da Turma Recursal dos Juizados Especiais Criminais.

Esse braço do Judiciário local considerou atípica a conduta de exploração de jogo de azar, não vendo a prática como uma contravenção penal, sob o argumento de que os fundamentos que embasaram a proibição não se coadunam com os princípios constitucionais vigentes. No Supremo, o caso virou o Recurso Extraordinário 966.177.

Contos de réis 

Livre iniciativa e liberdades fundamentais feridas são os argumentos das cortes gaúchas para definirem como inconstitucional a proibição do jogo do bicho, 21, roleta e afins. (Conjur)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cibercrimes causaram prejuízos de bilhões de dólares no mundo todo no ano passado
Nova fase da Operação Carne Fraca prende, em Goiás, ex-funcionário de ministério
https://www.osul.com.br/supremo-pode-descriminalizar-jogos-de-azar-em-todo-o-brasil-nesta-quinta/ Supremo pode descriminalizar jogos de azar em todo o Brasil nesta quinta 2017-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar