Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Supremo proíbe o Congresso de incluir assunto novo nas medidas provisórias

Compartilhe esta notícia:

Presidente do STF criticou a prática de deputados incluírem nas medidas assuntos totalmente diferentes. (Foto: Nelson Júnior/STF)

O STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu, na quinta-feira, que o Congresso Nacional inclua, na conversão de medidas provisórias em leis, artigos que nada têm a ver com a norma editada originalmente pelo Executivo. Esse tipo de “contrabando legislativo” ocorre por meio de emendas de parlamentares e servem para que assuntos espinhosos sejam transformados em lei sem a devida discussão no Parlamento.

O tribunal declarou a prática ilegal daqui para frente, mas manteve a validade de leis aprovadas a partir de medidas provisórias nesses moldes pelo Congresso.

As medidas podem ser editadas pelo presidente da República em casos de relevância e urgência, e têm força de lei e vigência imediata. Para a regra continuar vigorando, o dispositivo precisa ser convertido em lei em votação no Congresso.

O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, criticou a prática de deputados incluírem nas medidas assuntos totalmente diferentes. Ele lembrou que, em alguns casos, são incluídos temas de competência exclusiva do Executivo e, ainda, assuntos sem urgência.

“A introdução de matérias estranhas às medidas provisórias não tem sido aceita de maneira pacífica pela sociedade. Ao contrário, tem sido vista com perplexidade. Trata-se de um verdadeiro abuso legislativo, que destrói a ação precípua da medida provisória, que em sua essência é nobre. Há uma inconstitucionalidade escancarada nas medidas provisórias que incluam, por parte do Legislativo, matéria privativa do Poder Executivo”, disse. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Novos temporais podem atingir o Estado
Procurador-geral da República defende análise de contas de Dilma em sessão conjunta do Congresso
https://www.osul.com.br/supremo-proibe-o-congresso-de-incluir-assunto-novo-nas-medidas-provisorias/ Supremo proíbe o Congresso de incluir assunto novo nas medidas provisórias 2015-10-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar