Ícone do site Jornal O Sul

Supremo Tribunal Federal bloqueia mais de um milhão de reais em bens de Aécio Neves

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Bens do deputado federal Aécio Neves (PSDB/MG), foram bloqueados conforme decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Também foram bloqueados os bens da irmã dele, a jornalista Andrea Neves, no valor de 1.686.600 reais para cada um. A medida está relacionada ao processo em que os irmãos foram denunciados e tornados réus por supostamente terem solicitado e recebido 2 milhões de reais em propina pagos por Joesley Batista, do grupo J&F, que controla a empresa JBS.

Os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux foram alguns dos que votaram. O bloqueio atendeu, em parte, ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que propôs originalmente o impedimento de R$ 7,4 milhões ao todo, entre bens e multa. Eles divergiram do relator, Marco Aurélio Mello, que havia rejeitado o pedido liminarmente.

Na ação penal, Aécio Neves também é acusado de obstrução da justiça, por tentar impedir as investigações da Operação Lava Jato. O então senador, hoje deputado, foi gravado por Joesley Batista em uma conversa em 2017. Esse foi um dos principais casos revelados nas delações do grupo J&F, que também originou denúncias contra o ex-presidente Michel Temer.

Sair da versão mobile