Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Supremo vai julgar se uso de símbolos religiosos em órgãos públicos fere o Estado laico

Compartilhe esta notícia:

Ministros vão analisar processo do Ministério Público Federal contra presença de itens em espaços de atendimento ao público

Foto: Richard Lourenço/Rede Câmara
Ministros vão analisar processo do MPF contra presença de itens em espaços de atendimento ao público. (Foto: Richard Lourenço/Rede Câmara)

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve começar a julgar, na próxima sexta-feira (15), o recurso que questiona a presença de símbolos religiosos em órgãos públicos, visíveis aos cidadãos em geral.

O tema tem a chamada repercussão geral, ou seja, uma decisão sobre o caso será aplicada em processos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. A questão envolve direitos e princípios descritos na Constituição.

Entre eles, o direito à liberdade religiosa e o princípio do Estado laico – a posição de neutralidade do poder público diante das diferentes concepções religiosas.

O caso

A disputa jurídica começou com uma ação do MPF (Ministério Público Federal) contra a exposição de símbolos religiosos (crucifixos, imagens) em prédios governamentais, destinados ao atendimento do público. O caso envolvia repartições da União no estado de São Paulo.

Na primeira instância, a Justiça Federal rejeitou o pedido. Sustentou que a laicidade do Estado não impede a convivência com o símbolos religiosos, mesmo que em locais públicos, porque eles refletem a história nacional ou regional.

O Tribunal Regional Federal da 3a Região, a segunda instância, também negou o pedido – sob o argumento de que a presença dos objetos não fere a previsão de Estado Laico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ucrânia lança maior ataque a Moscou desde o início da guerra contra a Rússia
Eduardo Leite transmite o cargo de governador do Rio Grande do Sul para o seu vice, Gabriel Souza
https://www.osul.com.br/supremo-vai-julgar-se-uso-de-simbolos-religiosos-em-orgaos-publicos-fere-o-estado-laico/ Supremo vai julgar se uso de símbolos religiosos em órgãos públicos fere o Estado laico 2024-11-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar