Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de abril de 2019
Agradecer a vida, a saúde e o fato de estar em família, foi o que Susana Vieira, de 76 anos, fez nas primeiras horas deste domingo (21). A atriz está na Flórida, nos Estados Unidos, e compartilhou com seus seguidores nas redes sociais uma foto na qual aparece com os netos, a mãe deles, sua ex-nora e grande amiga, a atual nora e a esposa de um dos netos. Rodrigo, filho de Susana, ficou no Brasil trabalhando.
“Muito grata a Deus por estar bem de saúde e poder visitar minha família na Páscoa”, legendou. Já em um vídeo, onde aparece com tiara de coelhinha e ao lado do Coelho da Páscoa, a atriz se diverte. “Quero desejar a vocês uma grande Páscoa, uma boa noite de Natal…”, e cai na gargalhada, percebendo o erro.
Doença
A atriz pegou o público de surpresa ao revelar que tem leucemia. A doença, já controlada, foi descoberta em 2015. “Eu fui fazer um pré-operatório, aí fui fazer um risco cirúrgico com um cardiologista. No exame de sangue, ele olhou e se assustou: ‘Você tem ido ao seu hematologista?’ Eu disse ‘não, nem tenho’. ‘Acho que você deveria procurar, não posso te dar o risco cirúrgico, tem alguma coisa estranha aqui’”, contou.
A primeira vez que a atriz falou sobre a doença foi em uma gravação do “Domingão do Faustão”. Ninguém imaginava. Susana foi levada por uma amiga a um hospital em São Paulo para uma bateria de exames naquele mesmo ano. “Quando eu soube que tiraram o líquido da medula e deu positivo, a gente foi num hematologista. Sentei na frente dele e ele falou assim, friamente ‘A senhora é portadora de uma doença chamada LLC, que quer dizer Leucemia Linfocítica Crônica’ Eu não sabia o que era mais pesado: a leucemia, o linfocítico ou o crônico”, recordou a atriz.
Susana relata que teve raiva do médico. E duas preocupações: “A primeira pergunta que eu fiz: “Eu vou morrer quando?” Ele falou: ‘Você vai morrer, sim, mas não necessariamente dessa doença’. Segunda pergunta: ‘Vou perder meu cabelo?’. Se eu conto para as pessoas, pode parecer vulgaridade, mas não é. É porque a gente é mulher e morrerá mulher. E cabelo, para nós, é uma coisa tão importante que só nós sabemos”.
Antes de se submeter ao tratamento, em 2017, Susana fez “A Regra do Jogo”, apresentou o “Vídeo Show” e fez uma série, “Os Dias Eram Assim”. Quando os compromissos acabaram, ela viajou para encontrar o filho e os netos em Miami e na volta se sentiu muito mal e foi dali para o CTI. “Quando me vi tão exibida, tão vaidosa, dona de mim, tão senhora do destino a Susana Vieira com uma enfermeira tendo que trocar a minha fralda porque eu não podia levantar. isso foi muito pesado”, confessou.
Susana manteve o tratamento em segredo durante três anos. Nesse meio tempo foi internada com uma trombose na perna e teve o pé imobilizado porque quebrou um dedinho. “Eu tenho pavor de morrer. Eu tenho ódio de morrer, eu acho que se a morte chegar eu vou esbofeteá-la”, disse.