Em colaboração com as empresas Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) e Plastipel, o destino de resíduos de lixo é realizado em duas vias: a parte orgânica é destinada ao aterro em Giruá, e a parte seca é destinada à recicladora.
Além disso, a Fenasoja é protagonista em estar alinhada com o projeto “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2015. A ação foi executada através da parceria com Químea, empresa de consultoria e assessoria ambiental, e a expectativa é de que o levantamento de dados seja apresentado após o término da feira.
“Estaremos fazendo vistorias, checando se está sendo colocado em prática tudo que foi avaliado previamente. Ter esse diagnóstico garantirá segurança aos investidores, patrocinadores, expositores e visitantes de que a Fenasoja também é sustentabilidade”, ressalta Estela Zamberlam, diretora da unidade de Santa Rosa.
Palco Cultural
O Palco Cultural promove diversão e entretenimento ao longo da programação diária da Fenasoja. Entre shows musicais e apresentações artísticas, o número estimado é de um total de mais 1.200 atrações até o final da feira.
Shana Müller, Criado Mudo, João Paulo e Jardel, Fábio & Léo Mineiro são alguns dos destaques dos shows, que englobam os gêneros tradicionalista, rock e sertanejo. Além disso, gospel e orquestras das cidades de Teutônia e Santa Rosa também são incluídos na programação.
O palco também recebeu espetáculos de dança e lançamento de livro.
A partir de recursos da Lei Rouanet, obtidos via Ministério da Cultura, o Palco Cultural teve a programação ampliada em relação às edições anteriores e contou com o valor de R$ 999.182,25 investidos.