Segunda-feira, 31 de março de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Terremoto na Ásia: número de mortos sobe para 144 em Mianmar e 8 na Tailândia

Compartilhe esta notícia:

Tremores causaram o desabamento de um arranha-céu em Bangkok.

Foto: Reprodução
Tremores causaram o desabamento de um arranha-céu em Bangkok. (Foto: Reprodução)

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido na Tailândia e na China.

A TV estatal de Mianmar, em nota disparada via Telegram, afirmou que pelo menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram feridas pelo terremoto desta sexta-feira (28).

Na Tailândia, os tremores derrubaram um prédio em construção em Bangkok, onde equipes de resgate procuram 117 desaparecidos sob os escombros. Pelo menos oito pessoas morreram na cidade, diz o governo tailandês.


A junta militar que governa Mianmar decretou estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital, informou a mídia estatal. A junta foi estabelecida após golpe em 2021 e detém o controle sobre rádio, televisão e jornais. O acesso à internet também é limitado na região.

Ainda nesta sexta-feira, um porta-voz da junta militar fez pedidos por doações de sangue e de materiais médicos para as vítimas do terremoto durante um pronunciamento na TV estatal.

Desde que a junta tomou o poder, as antigas autoridades do país, depostas no golpe, formaram um governo paralelo, o Governo de Unidade Nacional. Este “governo paralelo” também diz ajudar nos resgates.

A União Europeia, a França e a Índia já manifestaram disposição de enviar ajuda. O pedido de ajuda dos militares de Mianmar é raro e mostra a gravidade da situação. O país já sofre com infraestrutura precária e um sistema de saúde debilitado por quatro anos de guerra civil.

Destruição

A Organização das Nações Unidas (ONU) informa que há “danos significativos” na região central de Mianmar. A companhia aérea estatal, a Myanmar National Airlines, cancelou voos.

A Cruz Vermelha também relata destruições. “A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte”, disse Marie Manrique, coordenadora de programas da Federação Internacional da organização.

Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso fez com que o terremoto seja sentido com mais intensidade.

 

 

 

(AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Porto Alegre tem quase 1,9 mil casos confirmados de dengue no ano
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
https://www.osul.com.br/tailandia-e-myanmar-registram-terremoto-de-magnitude-77/ Terremoto na Ásia: número de mortos sobe para 144 em Mianmar e 8 na Tailândia 2025-03-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar