Sábado, 18 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Taioba Restaurante, na praia do Rosa, templo de sedução do paladar

Compartilhe esta notícia:

Boquerones e doce de tomate. (Foto: Divulgação)

No Centrinho da Praia do Rosa (SC), o Taioba restaurante é um pequeno e despojado templo da culinária. Utilizando somente o que há de melhor em cada estação do ano, o argentino Rodolfo “Rolo” Scarpetti, chef que prefere se dizer cozinheiro, expressa uma culinária que enaltece todos os sentidos.

Selecionando diariamente os melhores ingredientes da estação, Rolo trabalha em seu cardápio variável só com pesca fresca e local, carnes, verduras e legumes provenientes de produtores da região; pães próprios de fermentação natural com farinhas orgânicas, além de queijos e sorvetes preparados na casa.

A carta de bebidas conta com uma pequena e cuidadosa seleção de vinhos argentinos e brasileiros, cervejas artesanais e coquetéis clássicos como Caipirinha, Gin Tônica, Negroni e Old Fashioned. A Kombucha (alimento probiótico) feita na casa é um fermentado de chá verde, camomila e casca de laranja. O cuidado com o meio ambiente e uma franca batalha contra o plástico fez o proprietário decidir por não vender água mineral em garrafa pet, portanto a água filtrada é convite da casa e proveniente de poço artesiano.

Seu processo criativo livre, mas fortemente lastreado na técnica, faz o cozinheiro-artista definir seu modus operandi como “mishiguene” (termo judaico que em livre tradução significa fazer o que der na cabeça): um processo aleatório e tanto anárquico feito de acordo com a vontade do cozinheiro no dia. Os pratos surpreendentes misturam sofisticação e simplicidade, ousadia com sabores tradicionais, orquestrações de Rolo aprendidas nos 27 anos de sua história gastronômica.

O Cozinheiro

Rodolfo “Rolo” Scarpetti. (Foto: Divulgação)

Rodolfo tem passagens por restaurantes no Brasil, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. No Upstate em Nova York, organizou em várias ocasiões restaurantes no estilo Pop Up (restaurantes temporários montados em ambientes pouco tradicionais). Trabalhou com vários chefs de fama internacional como Ramiro Rodriguez Pardo e, em mais de uma ocasião, com Francis Mallmann. Também encantou Bono Vox, da Banda U2, que “sequestrou” Rolo para atendê-lo exclusivamente, durante uma das últimas turnês argentinas do grupo.

Em 2005, desembarcou no Brasil para abrir seu próprio ninho culinário, o Zissou + Cozinha de Mercado, na Praia do Rosa em Santa Catarina. Foi uma semente poderosa. Entre idas e vindas para trabalhar por temporadas em outros países, retornou ao Rosa em definitivo em 2016 para montar o seu sonhado Taioba Restaurante. Taioba é um presente da terra, uma planta que nasce sem que precise ser plantada. Tudo a ver com a culinária praticada pelo cozinheiro.

“Eu gosto de me definir como um cozinheiro. Adoro meu trabalho. Está na minha alma desde que posso lembrar. Cozinhar é minha vida, eu faço isso com paixão”, diz Rodolfo.

Ricota de cabra, rabanetes em Martini Bianco e Harissa. (Foto: Divulgação)

 

Taioba Restaurante

Av. Porto Novo, Centrinho, Praia do Rosa.

Abaixo do Ipê, atrás do Eucalipto.

Aberto todos os dias das 18 à meia-noite até o Carnaval.

Do Carnaval até a Páscoa fecha aos domingos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Faber-Castell lança campanha para levar cinco consumidores para conhecer castelo e fantástica fábrica de cores na Alemanha
Cidreira ganha água e espaço infantil em projeto Beira de Praia
https://www.osul.com.br/taioba-restaurante-na-praia-do-rosa-templo-de-seducao-do-paladar/ Taioba Restaurante, na praia do Rosa, templo de sedução do paladar 2018-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar